MENU

Na região de Sorocaba, 8º Giro da Galera Vermelha debate ações do Governo Lula e se encontra com a Ministra das Mulheres, Márcia Lopes

Desde o início de maio, mais de 320 pessoas de 67 cidades de oito macrorregiões do estado de São Paulo já participaram dos encontros promovidos pelo coletivo Galera Vermelha; neste último, na região de Sorocaba, os encontros ocorreram entre os dias 18 e 19 de junho

As rodas de conversa aconteceram em quatro cidades (Araçariguama, São Miguel Arcanjo, Itapetininga e Sorocaba) e reuniram representantes de 13 municípios (além dos quatro citados, estiveram presentes representantes de Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Mairinque, Cerquilho, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Boituva, Iperó e Tatuí). A temática “A Militância, o Governo Lula e as Eleições 2026” foi conduzida pelo coordenador da Galera Vermelha/Projeto SP, Fabinho Sales, e pela coordenadora da Macro PT Sorocaba, Mara Melo. O destaque foi para a participação na Audiência Pública com a Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, promovida pelo mandato da vereadora Iara Bernardi, na Câmara Municipal de Sorocaba.

Audiência pública confirma implantação da Casa da Mulher Brasileira em Sorocaba: detalhes no portal do Legislativo: camarasorocaba.sp.gov.br

Os principais objetivos do projeto e o balanço atual
Um dos principais objetivos dessa rodada militante é aproximar e levar a Galera Vermelha aos territórios, promover o diálogo direto com as lideranças, a escuta ativa das bases militantes, a análise da conjuntura política atual e a pavimentação das pré-campanhas progressistas rumo à Presidência da República (Lula), ao Governo do Estado de São Paulo (Fernando Haddad) e aos cargos legislativos (Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa).

Até o momento, o Giro Militante da Galera Vermelha e do Projeto SP já percorreu 36 municípios, dialogando com mais de 320 pessoas de 67 cidades de oito macrorregiões do estado de SP. Fique de olho no site galeravermelha.com.br e nas redes sociais @GaleraVermelha para saber as próximas agendas!

O Roteiro do 8º Giro e a Voz das Lideranças
A caravana encabeçada por Fábio Sales (Fabinho), coordenador político da Galera Vermelha e do Projeto SP, e pela coordenadora da Macro PT Sorocaba, Mara Melo, realizou rodas de conversa e apresentações estratégicas no fim de semana dos dias 18 e 19 de junho. Os programas do Governo Lula para a região; a evolução dos investimentos em relação ao governo anterior; Comunicação e Estratégias nas Redes Sociais; Potencialização de Políticas Públicas para as Mulheres, Saúde, Cultura, Educação e LGBTQIAPN+ foram elencadas como as principais temáticas para as mentorias regionais. Confira os registros por município:

  • Araçariguama : Participações do presidente do PT Araçariguama, Valdecir Azevedo (Gaúcho); da vice-presidenta do PT Ibiúna, Adrielli Coelho; da ex-vereadora de Mairinque, Déia Souza; e dos ex-vereadores de Araçariguama, Zé Pereira e Moacyr Godoy.
  • São Miguel Arcanjo : Visita e reunião com a direção da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Hospital São Miguel Arcanjo; e diálogo com a presidenta do PT, Renata Carvalho.
  • Itapetininga : Participações de lideranças da Educação e Cultura de Itapetininga, como a produtora cultural Luna Formaggi, a secretária de Comunicação do PT, Larissa Lima, a educadora Muth Furian Alves, e o presidente do PT Cerquilho, Manoel Santos.
  • Sorocaba : Após a audiência pública com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ocorreu o Encontro da Galera Vermelha com lideranças femininas de sete municípios, organizado pela coordenadora regional, Mara Melo. O evento contou com as participações do ex-deputado estadual Hamilton Pereira e do presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Leandro Soares, que é pré-candidato a deputado estadual.

Uma Trajetória de Diálogo e Escuta por Todo o Estado
A caminhada da Galera Vermelha e do Projeto SP começou em maio e percorreu 36 cidades, promovendo o diálogo e a escuta com mais de 320 pessoas de 67 municípios de sete macrorregiões até a primeira quinzena de junho. A série de giros com rodas de conversa pelo território paulista tem como principais objetivos levar informações do Governo Lula aos territórios, promover formações e preparar nossa militância para as Eleições 2026. Confira as atividades realizadas nas regiões:

1º Giro (8 e 9 de maio) – ALTA PAULISTA : iniciou a jornada pelas cidades de Salmourão, Parapuã, Sagres, Ouro Verde e Paulicéia, com participações de Osvaldo Cruz, Junqueirópolis, Dracena, Flórida Paulista e Panorama, totalizando dez municípios. Acesse a matéria aqui:

https://galeravermelha.com.br/galera-vermelha-e-projeto-sp-percorrem-aalta-paulista-em-ciclo-de-dialogos-com-militantes-sobre-o-governo-lula-e-eleicoes-2026/

2º Giro (14 e 15 de maio) – RIO PRETO : rodas de conversa nos municípios de Nova Granada, São José do Rio Preto, Itajobi, Novo Horizonte, Santa Adélia e Catanduva, com representante também de Paulo de Faria, totalizando sete cidades. Acesse a matéria aqui:

https://galeravermelha.com.br/galera-vermelha-e-projeto-sp-realizam-encontros-na-regiao-de-rio-preto-para-falar-do-governo-lula-e-das-eleicoes-2026/

3º Giro (16 e 17 de maio) – NOROESTE PAULISTA : prosseguiu o itinerário em três municípios (Jales, Votuporanga e Fernandópolis) com as participações de 11 cidades da região (Jales, Votuporanga, Fernandópolis, Meridiano, Cosmorama, Pereira Barreto, Auriflama, Aspásia, Santa Fé do Sul, Palmeira d’Oeste e Urânia). Acesse a matéria aqui:

https://galeravermelha.com.br/projeto-sao-paulo-e-galera-vermelha-realizam-3o-giro-de-conversas-no-noroeste-paulista-com-foco-nas-eleicoes-2026/

4º Giro (25 de maio) – ALTO TIETÊ : percorreu a região do Alto Tietê, centralizado na cidade de Salesópolis, com representantes de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano (sete municípios). Acesse a matéria aqui:

https://galeravermelha.com.br/galera-vermelha-e-projeto-sp-chegam-ao-alto-tiete-no-4o-giro-de-mobilizacao-progressista-em-sao-paulo/

5º Giro (29, 30 e 31 de maio) – RIBEIRÃO PRETO : as atividades de diálogo e de escuta contemplaram sete cidades (Santa Lúcia, Sertãozinho, Bebedouro, Jardinópolis, Batatais, Monte Alto e Pontal), reunindo militantes e lideranças de nove municípios (Rincão e Américo Brasiliense, além das já citadas anteriormente). Acesse a matéria aqui:

https://galeravermelha.com.br/5o-giro-da-galera-vermelha-e-projeto-sp-passa-pela-regiao-de-ribeirao-preto/

6º Giro (11 e 12 de junho) – MANTIQUEIRA : os encontros aconteceram nas cidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Itatiba, totalizando cinco municípios com representantes (incluindo Jarinu). Acesse a matéria aqui:

https://galeravermelha.com.br/6o-giro-da-galera-vermelha-e-projeto-sp-reforca-estrategias-na-divulgacao-dos-investimentos-do-governo-lula-na-macro-mantiqueira/

7º Giro (18 e 19 de junho) – VALE DO RIBEIRA : rodas de conversa nas cidades de Registro, Itariri, Juquiá, Cajati e Pariquera-Açu, totalizando sete municípios com representantes (incluindo Eldorado e Peruíbe). Acesse a matéria aqui:

https://galeravermelha.com.br/vale-do-ribeira-governo-lula-e-militancia-pro-haddad-sao-destaques-do-7o-giro-da-galera-vermelha-e-projeto-sp/

Com o encerramento de mais uma etapa da série de encontros pelo estado de São Paulo, a Galera Vermelha e o Projeto SP seguem consolidando uma rede de comunicação e formação política que conecta os municípios paulistas, preparando a militância para os desafios políticos que se aproximam neste ano.

SOBRE A GALERA VERMELHA
É um espaço de comunicação, debate político e interação mantido de forma militante por filiados, filiadas e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, representantes dos movimentos sociais e demais lideranças das forças progressistas e de esquerda. Atua desde 2015 na defesa do Governo da Presidenta Dilma, no combate ao golpe, nas denúncias aos retrocessos promovidos pelo governo de Michel Temer e pelo governo Bolsonaro, no resgate dos direitos e da democracia, e na propagação das notícias e avanços sociais com o Governo Lula III, promovendo o legado e dando visibilidade aos governos, mandatos e militância do PT.

SOBRE O PROJETO SÃO PAULO
Criado nos anos 2000, a partir de referenciais e coordenadores de macrorregiões, o Projeto São Paulo é um coletivo de lideranças do Partido dos Trabalhadores em todas as regiões do estado paulista. Tem atuação política, organizacional, comunicacional, de elaboração de ações estratégicas, na divulgação e defesa do Governo Lula nos municípios, nos debates do PT e no diálogo com a sociedade; desde 2017 conta com o apoio do deputado federal Alexandre Padilha.

É formado por lideranças do Partido dos Trabalhadores de diversas regiões, com forte predominância no interior: coordenadores de macrorregiões, presidentes de diretórios, vereadores, ex-vereadores, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, secretários e ex-secretários de governo, dirigentes sindicais, representantes de movimentos sociais, de entidades da sociedade civil e da Igreja. Atualmente conta com a coordenação de Rodrigo Funchal e Fabinho Sales.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA