Uma Indicação de autoria do vereador Prof. Agripino (PT), encaminhada ao Executivo Municipal e Secretaria Municipal de Educação, no dia 6 de abril, pede estudos urgentes para instalação de sistema de segurança nas creches e escolas do município.
A indicação decorre dos fatos recentes de violência em unidades escolares.
A preocupação do vereador professor, tem fundamento. Desde 2011 o Brasil teve ao menos 12 ataques em creches e escolas, e o mais recente ocorreu na manhã desta quarta-feira, 5, em uma creche de Blumenau-SC. Quatro crianças foram mortas e outras cinco ficaram feridas.
A Indicação do Prof. Agripino pede estudo orçamentário para instalação de câmeras de monitoramento, portas giratórias eletrônicas e com detectores de metais e um profissional de segurança em cada portão da EMEI, EMEFs e CEIs.
Ele ainda informou que estará fazendo a mesma solicitação para as escolas estaduais do município, Prof. Oswaldo Ranazzi e Profª Alice Maciel Sanches, encaminhando o pedido ao Governador Tarcísio de Freitas e ao Secretario de Educação, Renato Feder.
“Não se trata de um ou dois casos isolados, mas vários ao longo dos anos. A violência vem aumentando e não sabemos onde e quando o próximo caso irá acontecer. Precisamos estar preparados e equipados para que isso não ocorra em Santo Anastácio”, disse apreensivo.
De acordo com o professor algumas cidades já vêm instalando sistemas semelhantes em unidades escolares como medida de prevenção.
Fonte e foto: Por Susana Bertolucci, Assessoria Comunicação CMSA