MENU

BANCADA DO PT NA ALESP LIDERA PROTESTO CONTRA OS CEM DIAS DE NADA DO GOVERNO TARCÍSIO DE FREITAS

1104 Bancada PT Of

Deputados e deputadas da bancada do PT participaram de ato de protesto contra os cem dias do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). A manifestação realizada na manhã desta segunda-feira, 10/4, em frente à Escola Estadual Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, no Alto de Pinheiros, na capital paulista, teve como mote os “cem dias sem nada”.

O líder da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), Paulo Fiorilo, disse que foram “cem dias de nada, ou quase nada”. Também presentes no ato, a deputada Professora Bebel e os deputados Eduardo Suplicy, Simão Pedro, Reis, Donato, Luiz Claudio Marcolino e Rômulo Fernandes apontaram a falta de ação e de propostas do governo Tarcísio. Como contraponto, apresentaram o grande número de realizações do governo Lula nas áreas sociais, da saúde, da educação e iniciativas para a retomada do desenvolvimento econômico do país.

O deputado Simão Pedro disse que o governador se apresentou como um político com perfil técnico, mas até agora nada apresentou para a população paulista. “Tarcísio só fala em privatização da Sabesp, da CPTM e do Metro, o que o povo é contra. Ele ataca o funcionalismo. Tenta se afastar do bolsonarismo radical, mas é negacionista.”

Luiz Claudio Marcolino destacou que o governador já demonstrou nesses cem dias que vai ser muito parecido com o governo Doria, com as privatizações e os ataques sistemáticos aos direitos sociais.

CEM DIAS SEM NADA

Tarcísio iniciou sua gestão indicando qual será o caráter do governo nos próximos quatro anos. Ele cortou o programa Psicólogos da Educação, exatamente num momento em que estudantes e profissionais da educação enfrentam uma onda de violência nas escolas

Tarcísio quer mudar a Constituição Estadual para reduzir de 30% para 20% os recursos da educação para passar para a saúde. “Descobre um santo e não cobre o outro”, critica o líder Paulo Fiorilo.

Tarcísio desativou unidades do restaurante Bom Prato na Capital e no Interior. Ele também apresentou um plano emergencial para a região da Cracolândia e não entregou. Da mesma forma que as 500 câmeras com inteligência artificial prometidas ainda não foram instaladas nas ruas onde há aglomeração de usuários. “Falou muito e não fez nada”, constata Fiorilo.

O governador aceitou a pressão dos negacionistas e proibiu a exigência de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 a servidores públicos e profissionais de educação e ainda anistiou os servidores em processos administrativos sobre o tema.

O governador bateu o martelo no leilão do Rodoanel, que deu vitória a um fundo de investimentos que nunca atuou no setor de construção e tem parceria com outra empresa em situação falência,  atual gerenciadora de dois trechos do Rodoanel. “Estamos questionando o que está por trás desse negócio”, afirmou Fiorilo.

Se compararmos o desempenho de Tarcísio com os 100 dias do governo Lula, a diferença é impressionante. Desde 1 de janeiro, o presidente Lua e seus ministros trabalham intensamente para enfrentar a crise econômica e social produzida por Bolsonaro. O presidente criou e relançou programas como o Bolsa Família, o novo Minha Casa Minha Vida, o novo Mais Médicos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas e turbinou o Programa Mais Médicos, o Programa de Aquisição de Alimentos PAA para agricultura familiar e retomou obras paralisadas nas áreas de infraestrutura e educação.

Em cem dias, ficam evidentes as gigantescas diferenças entre os projetos de país que cada governante representa.

 

Fonte e fotos: Fernando Caldas – site PT na Alesp

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA