MENU

Prefeita Eliana Gonzaga e Governador Jerônimo Rodrigues recepcionam autoridades em Cachoeira para transferência simbólica da capital baiana

O município histórico de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, tornou-se oficialmente a sede do Governo da Bahia nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026. A prefeita Eliana Gonzaga, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, recepcionou a comitiva de autoridades para o ato de transferência simbólica da capital do estado.

A solenidade deste ano foi a primeira, em 19 anos de vigência da lei de transferência, em que os poderes Legislativo e Judiciário também mudaram suas sedes simultaneamente para o município, representados pela presidenta da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos, e pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador José Rotondano.

O evento abre oficialmente as celebrações do 2 de Julho, data da Independência da Bahia. A escolha do dia 25 de junho faz referência ao início da insurreição popular de Cachoeira, em 1822, marco decisivo para a expulsão das tropas portuguesas, antes mesmo do 7 de setembro. As lutas na Bahia só terminaram em 2 de julho de 1823 com a expulsão definitiva de tropas portuguesas que ainda se encontravam em território brasileiro.

Fé, civismo e o ineditismo dos Três Poderes reunidos
As comemorações começaram logo cedo com o tradicional hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, seguido pelo emocionante canto do Te Deum na secular Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Pelas redes sociais, a prefeita Eliana Gonzaga celebrou o momento de orgulho cívico e a relevância da data para a identidade baiana e brasileira:

“Hoje é um dia especial para Cachoeira. Neste 25 de Junho, celebramos uma das datas mais marcantes da nossa história, lembrando a coragem dos heróis e heroínas que deram início à luta pela Independência da Bahia. As solenidades do hasteamento dos pavilhões e do tradicional Te Deum reforçam a importância da fé, da memória e do civismo na preservação desse legado. Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da primeira-dama Tatiana Velloso e de demais autoridades, celebramos a nossa história e mantemos viva a memória de um povo que fez da resistência e da liberdade a sua identidade.”

A reunião das lideranças máximas do Executivo, Legislativo e Judiciário em solo cachoeirano reforça o papel político e cultural da cidade, consolidando o reconhecimento do Recôncavo como o a região que consolidou a independência do país.

O Berço da Independência do Brasil
A transferência temporária e simbólica da capital é amparada por lei estadual e ocorre anualmente desde 2007, completando sua 19ª edição neste ano.

As últimas e mais sangrentas batalhas contra o exército português foram travadas justamente em solo baiano. Foi a partir da mobilização popular e militar iniciada em Cachoeira e no município vizinho de São Félix que as tropas baianas conseguiram cercar e, finalmente, expulsar os colonizadores em 2 de julho de 1823.

Foto: redes sociais

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA