MENU

Inspirado pela Galera Vermelha, militante Thalys Vieira articula e a cidade de Patrocínio Paulista ganha lei de incentivo à amamentação e doação de leite materno

Thalys levou o projeto à vereadora Marli do Nascimento que o apresentou na Câmara Municipal, conseguindo a aprovação e posterior sanção do prefeito

O município de Patrocínio Paulista deu um passo importante na saúde pública e na garantia dos direitos de mães e recém-nascidos. Foi sancionada pelo prefeito Mário Marcelo Carraro Bertelli a Lei Municipal nº 3,872/2026, que institui oficialmente a Semana Municipal de Incentivo à Amamentação e à Doação de Leite Materno. A nova legislação entra em vigor após ser aprovada em dois turnos na Câmara Municipal, fruto de uma propositura da vereadora Marli Amaral do Nascimento Silva em parceria direta com a sociedade civil.

A conquista carrega a marca da participação popular, idealizada e articulada pelo empreendedor e militante local Thalys Vieira. Frequentador assíduo das sessões do legislativo municipal, Thalys identificou a necessidade da pauta ao acompanhar o debate público nacional.

“Conseguimos a aprovação do projeto legislativo de Campanha de incentivo à Amamentação e a doação de leite materno na Câmara. Um projeto que conheci por ter sido divulgado pelo portal Galera Vermelha e agora adaptado à realidade de Patrocínio Paulista e apresentado pela vereadora Marli”, explicou o militante.

Com a promulgação do texto no Diário Oficial do Município na última quarta-feira, 24 de junho de 2026, a cidade passa a integrar a campanha “Agosto Amarelo” em seu calendário oficial de eventos. A medida visa conscientizar a população sobre a importância do aleitamento e estruturar redes de apoio para a coleta de leite humano.

O papel da cidadania ativa e da militância
Para que a proposta saísse do papel, o caminho envolveu diálogo e adaptação técnica. Thalys relata que o modelo original, que conheceu nas mentorias realizadas pela Galera Vermelha, precisou passar por adequações para se encaixar na realidade socioeconômica e administrativa de Patrocínio Paulista antes de ser levado ao poder público.

“Participo, como cidadão e militante, da sessão da câmara todas as semanas. E apresento projeto de leis, a vereadores parceiros. Após adaptar o projeto que conheci por intermédio da Galera Vermelha à realidade do município, apresentei para dois parlamentares, e a vereadora Marli encampou o projeto”, detalhou Thalys, que celebrou o resultado. “Demos um primeiro passo. Consegui, como cidadão, aprovar uma lei de suma importância para o município”.

De acordo com o articulador, ver a lei sancionada e publicada coroa o esforço de meses de militância, resultando em um benefício direto e duradouro para as famílias patrocinenses. A expectativa agora é que o Executivo e o Legislativo unam forças na organização da primeira edição do evento sob a nova legislação.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA