MENU

Sintrapp pede apoio do ministro Padilha para cumprimento do Piso do Magistério em Presidente Prudente

Sintrapp Piso Magistério Padilha Presidente Prudente

Representantes do Sintrapp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente e Região) participaram na tarde de quarta-feira (14/06), de audiência com o ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto, em Brasília, para apresentar projetos e demandas referentes à categoria que reivindica o cumprimento do Piso Nacional do Magistério em Presidente Prudente.

A diretora do Sintrapp e coordenadora da Macro PT Presidente Prudente, Sonia Auxiliadora, destacou que a comissão e o sindicato avaliaram a reunião como uma etapa importante na organização da luta em prol do cumprimento do Piso do Magistério.

“As demandas foram acolhidas pelo ministro Padilha, que reconheceu a necessidade e importância da reivindicação e, além disso, se prontificou a atuar no sentido de auxiliar para que a lei seja cumprida corretamente”, ressaltou Sonia.

De acordo com a diretora, o apoio do ministro Padilha é fundamental.

“O sindicato considera este tipo de contato e apoio imprescindível nas lutas da classe trabalhadora”, enfatizou.

Cabe informar que o documento protocolado junto ao Padilha é carta-denúncia que expõe a situação de descumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério em Presidente Prudente.

O Coordenador Geral de Acompanhamento Regional da Secretaria de Relações Institucionais, Humberto Tobé, membros do sindicato e assessores da SRI também participaram do encontro.

Sobre o Piso Nacional do Magistério

O Ministério da Educação publicou no dia 17 de janeiro de 2023, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 17 que estabeleceu o reajuste de 14,9% no piso salarial dos professores, que passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

O reajuste do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica encontra-se no âmbito da política de valorização profissional prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). A Meta 17, do PNE, estabelece a valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. O piso foi instituído pela Lei nº 11.738 de 2008, regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). Essa lei estabelece, ainda, que os reajustes devem ocorrer a cada ano, sempre em janeiro.

Conheça o Sintrapp 

O Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente e Região, o SINTRAPP, é a entidade sindical que representa o funcionalismo Público Municipal desde 14 de dezembro de 1988. Em 2008 o sindicato estendeu a base para a região, tornando-se um sindicato regional com o objetivo de unificar a luta dos servidores e servidoras. Atuamos em prol de fortalecer a categoria para conquistar direitos, salários e condições de trabalho igualitárias que sejam para os servidores de Prudente bem como para os servidores da região.

Fonte: Da Redação do Galera Vermelha com informações do Ministério da Educação

Foto: SRI (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República)

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA