MENU

Programa Funarte Aberta abre chamada para ocupação de espaços culturais; inscrições estão abertas

Funarte aberta

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou, no dia 24 de agosto, o edital do Programa Funarte Aberta 2023 – Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte em Minas Gerais e São Paulo.

A chamada pública, em formato de credenciamento de fluxo contínuo, é aberta a proponentes de todas as regiões brasileiras. O programa destina-se à cessão de pauta para projetos artístico-culturais em seus mais diversos formatos: criação, pesquisa, ensaio, residência; atividades abertas ao público ou gravações em audiovisual; além de ações de formação e de intercâmbio, informa o edital. As áreas atendidas são: artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas. A cessão de pauta será gratuita.

Os projetos poderão ser realizados nos seguintes espaços da Funarte: em Belo Horizonte, Minas Gerais, na Funarte MG; em São Paulo, Capital, nas salas do Complexo Cultural Funarte SP (Campos Elíseos), e no Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Vila Buarque.

Participação

Poderão participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural e microempreendedores Individuais (MEI), com experiência no campo da cultura e das artes. Mais informações no item 5 do edital. O período de ocupação é de 2 de outubro de 2023 a 31 de outubro de 2024, conforme a disponibilidade de pauta. Horários para programação e algumas informações técnicas estão disponíveis no texto da chamada.

Venda de ingressos e bilheteria

No projeto inscrito, poderá ser prevista cobrança de ingressos a preços populares, para apresentações, com valor máximo de R$ 100 e obrigatoriedade de meia-entrada. Será permitida a venda on-line e toda a arrecadação é revertida para a produção do espetáculo. “Para atividades de outras naturezas, a previsão de cobrança deve ser devidamente justificada e será avaliada pela Funarte” – mais informações no item 4.

Inscrições

As inscrições são gratuitas.  Antes de fazer a inscrição, o(a) proponente deverá conhecer o texto do edital em sua íntegra e “certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.” adverte o subitem 6.4. “No ato da inscrição, o(a) proponente deverá certificar-se de que as especificações técnicas do projeto a ser apresentado adequam-se às condições técnicas e dimensões do espaço pretendido para realização”, prevê o edital. “Riders” técnicos estão disponíveis no site da Funarte,  divulgado no chamamento, na seção “Espaços Culturais”.

prazo se inicia às 10h01min do dia 25 de agosto de 2023. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição on-line, disponível no link abaixo. “Os (As) proponentes Pessoa Física poderão optar por apresentar o projeto de forma oral ou na Língua Brasileira de Sinais, em formato de vídeo” – mais informações: item 6 do edital.

“Sugere-se que a inscrição seja feita com, pelo menos, 30 […] dias de antecedência do período pretendido de ocupação para início da realização do projeto’, diz o edital. “A Funarte não se responsabilizará por inscrições que deixarem de ser concretizadas por congestionamento das linhas de comunicação” ou outros fatores técnicos “que impossibilitem a transferência de dados, tampouco por falhas decorrentes do equipamento do(a) proponente”, informa o texto.

O edital está disponível em link abaixo.

Objetivos

As principais finalidades do Programa Funarte Aberta são: promover o acesso de agentes artístico-culturais e a aproximação do público às artes e aos espaços da Funarte; apoiar projetos artístico-culturais oriundos de diversos segmentos, linguagens artísticas, setores da sociedade e territórios de atuação; e estimular a formação e mediação de público, bem como a reflexão crítica; valorizar a produção das artes brasileiras colaborando para o desenvolvimento de sua rede produtiva; e contribuir para a ampliação do acesso e da fruição de bens e serviços artístico-culturais em âmbito nacional – cumprindo as diretrizes do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), do Plano Nacional de Cultura (PNC) e dos Planos Setoriais; e contribuir para a implementação da Política Nacional das Artes no âmbito das políticas culturais do Ministério da Cultura.

Conduzida pela Funarte, a Política Nacional das Artes é uma das prioridades da atual gestão do Ministério da Cultura.

Informações complementares

A participação no Programa Funarte Aberta “não inviabiliza que o(a) proponente convocado(a) obtenha recursos junto à iniciativa pública ou privada, utilizando ou não as leis de incentivo à cultura…”, pontua o subitem 10.11.

O programa não conta com “repasse financeiro, ajuda de custos, passagens e/ou hospedagem aos(às) […] contemplados”, aponta o chamamento.

“Os projetos não contemplados por falta de datas ou espaços disponíveis farão parte de uma lista de espera” e, caso haja desistência, os(as) proponentes serão acionados(as), “respeitando a ordem de inscrição, o espaço e o período pretendidos”, acrescenta.

“Os espaços, datas e horários de ocupação poderão sofrer alterações em função de necessidades técnicas definidas pela Funarte, sendo os(as) contemplados(as) comunicados(as) com antecedência”, diz o subitem 7.8. Ele também informa que essa alteração deve ocorrer “em comum acordo, de modo a contemplar o maior número possível de projetos e/ou atender outras atividades que eventualmente venham a ser agendadas pela Funarte.

Compromissos e obrigações dos(as) proponentes estão previstos no item 9.

A Funarte lembra que é necessária a leitura completa do edital e de seus eventuais documentos relacionados – publicados nesta página, na Seção Arquivos Relacionados; e que cabe ao responsável pela inscrição acompanhar a atualização das informações e documentos sobre o programa, nesta página.

Acesse aqui o edital.

Acesse nos links abaixo os formulários de inscrição:

Eventuais dúvidas podem ser enviadas para os e-mails:

Minas Gerais – funartemg@funarte.gov.br

São Paulo – cd-sp@funarte.gov.br

Fonte: Ministério da Cultura (MinC)

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA