MENU

Prefeitura de Maricá (RJ) reduz risco de desastres em eventos climáticos

WhatsApp Image 2024-03-25 at 10.51.48 AM

O município de Maricá vem adotando uma série de medidas importantes para reduzir riscos em eventos climáticos e proteger a população, que resultaram em boa resposta sem ocorrências graves durante o período de chuva em todo o Estado do Rio de Janeiro. O resultado positivo é parte de um esforço integrado que envolve diversas secretarias e autarquias municipais na execução de obras de drenagem, limpeza de rios e canais, fiscalização de construção irregulares, reassentamento de moradores que viviam em áreas de risco e instalação de sistema de alarme e sirenes, além da criação do Centro de Operações de Maricá (Comar), para monitoramento de toda a cidade.

Em 2022, quando os pluviômetros registraram 261,39mm (Itapeba) e 227,94mm (Espraiado), em 24 horas, o município foi bastante atingido, com mais de 100 ocorrências, afetando serviços e deixando 50 pessoas desalojadas. Em pouco mais de um ano, a prefeitura realizou diversas intervenções urbanas e ampliou ações preventivas em diversas frentes para mitigar os impactos futuros em períodos chuvosos.

O Centro de Operações de Maricá (Comar) foi criado em 2023 e possui hoje mais de 500 câmeras, que monitoraram 24 horas as vias da cidade, além de possíveis pontos de alagamento e de deslizamentos, podendo acionar com mais rapidez as equipes de pronta-resposta para atuação nos locais atingidos.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil mapeou 145 pontos de risco geológico (deslizamento de terra e rolamento de rochas), oito locais de erosão costeira e 51 áreas suscetíveis a inundações, onde residem milhares de pessoas. As áreas classificadas com risco geológico muito alto ficam no Centro, Bairro da Amizade, Inoã, São José do Imbassaí, Bambuí, Araçatiba, Recanto e Cajueiros (Itaipuaçu), Ponta Negra, Jacaroá, Espraiado, Caju, Vale da Figueira e Boqueirão. Já os principais pontos de erosão costeira ficam em Barra de Maricá, Cordeirinho e Ponta Negra.

O prefeito, Fabiano Horta (PT), reforçou que o trabalho de prevenção é feito durante o ano com o apoio das demais secretarias municipais. “Equipes mobilizadas, estratégias traçadas e contamos também com a colaboração da população evitando o deslocamento caso não seja absolutamente necessário. O objetivo é sofrermos o menor impacto possível e, acima de tudo, preservar vidas”, ressalta o majoritário.

Foto: Site da Prefeitura de Maricá
Fonte: Site da Prefeitura de Maricá

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA