MENU

Macro Ribeirão Preto: Jornada de Mobilização do PT Paulista aponta desafios e preparação para as eleições 2024

Jornada de Mobilização Regional Macro PT Ribeirão Preto

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo promoveu na manhã do último domingo (02/07), mais um giro da Jornada de Mobilização Regional pelas Macrorregiões do estado paulista. O 16º encontro aconteceu na Macro Ribeirão Preto e reuniu cerca de 250 lideranças e militantes, na cidade de Ribeirão Preto, com objetivo de analisar a conjuntura atual no Brasil, Estado de SP e aprofundar o cenário político regional para fortalecer o PT na região.

Estiveram representadas 30 cidades na atividade que debateu a análise de conjuntura nacional, estadual e regional; os avanços do Governo Lula e a organização do PT para enfrentar os próximos desafios e se preparar para as eleições de 2024.

As primeiras 15 edições aconteceram em Presidente PrudenteAlta PaulistaLitoral NorteVale do ParaíbaCampinasJaúOurinhos, ABCSudoeste PaulistaSorocaba, Osasco, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Guarulhos/Alto Tietê e Mogiana.

Organização, finanças, mobilização e formação

Após um momento cultural, a mesa de abertura foi composta pelos membros da direção estadual: Luiz Turco (secretário de Organização do PT-SP), Cilene Obici (secretária de Finanças do PT-SP), Rose Gaspar (secretária de Mobilização do PT Paulista), Thais Maciel (secretária de Formação do PT-SP), Gilson Pelizaro (coordenador regional da Macro Ribeirão Preto e vereador de Franca) e José Alfredo (secretário de Comunicação da Macro Ribeirão Preto).

Essa primeira composição teve como foco a organização, o planejamento, as finanças e a formação do Partido dos Trabalhadores na região.

Turco falou sobre a organização do partido, a reestruturação dos diretórios, a projeção para as eleições 2024 (alianças partidárias, formação de chapas) e a relação com a Federação Brasil da Esperança; Cilene abordou o tema das finanças e a questão da prestação de contas nos diretórios; Thais recordou a importância da formação dos dirigentes, pré-candidatos e novos filiados e novas filiadas, e da Jornada de Formação Nova Primavera; Rose enfatizou a importância da mobilização da companheirada para o partido atingir os objetivos neste ano de 2023 e se preparar para os desafios do próximo ano.

Cenário eleitoral, desafios e Governo Lula

A segunda mesa priorizou as análises de conjuntura nacional, estadual e regional com as participações de Kiko Celeguim (presidente estadual do PT-SP e deputado federal), Edinho Silva (prefeito de Araraquara), Cido Ferrari (prefeito de Matão), Arlindo Chinaglia (deputado federal), Márcia Lia (deputada estadual) e Silvia Diogo (covereadora Judeti Zilli Coletivo Popular).

Kiko fez uma análise de conjuntura sobre as conquistas do Governo Lula neste primeiro semestre de 2023, a retomada do desenvolvimento econômico e social e a relação com o Congresso Federal. Salientou a importância de reforçarmos a comunicação com os municípios e suas respectivas lideranças para que os investimentos do Governo Lula sejam informados à população local.

“É crucial fortalecer nossa militância para defender os interesses do povo paulista, e estamos empenhados nesse trabalho diário!”, destacou. 

O prefeito Edinho Silva fez uma análise de conjuntura e projetou os próximos desafios para as lideranças e militantes do PT.

“Durante minha fala, tive a oportunidade de abordar a conjuntura política e econômica do Brasil e os desafios que serão enfrentados pelo partido e pela sociedade para combater em 2024. Enfatizei que a prioridade será derrotar as concepções e valores autoritários do bolsonarismo, derrotar esse projeto de poder de inspiração fascistas. A vitória do presidente Lula, que uniu as forças democráticas de diversos espectros políticos, de diversos partidos, representou a derrota de Bolsonaro nas urnas, mas não o aniquilamento do bolsonarismo”, enfatizou.

Participaram também as vereadoras de Ribeirão Preto, Duda HidalgoJudeti Zilli Coletivo Popular e Perla Müller (primeira suplente e secretária estadual de Meio Ambiente do PT-SP); a vereadora de Taquaritinga, Mirian Ponzio; o vereador de Araraquara, Alcindo Sabino; a vereadora de São Carlos, Raquel Auxiliadora; o ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima, a ex-prefeita de São Joaquim da Barra, Maria Helena, o ex-prefeito de São Joaquim da Barra, José Ivo Vannuchi, o ex-prefeito de Franca, Gilmar Dominici, o dirigente regional e liderança do PT Sertãozinho, Tião Macedo, representando o deputado estadual Emidio de Souza; o jornalista e radialista, Renato Scardoelli, representando a deputada estadual Professora Bebel; dirigentes partidário locais e regionais, presidentes dos diretórios regionais, lideranças de movimentos, entidades, organizações e associações.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA