MENU

Ao Conselho Político, Ministro Padilha destaca retomada do protagonismo do Brasil e elenca principais desafios

Padilha retomada do protagonismo do Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), participou no dia 27 de maio (sábado), da Plenária Online do Conselho Político Participativo, que contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre lideranças da entidade social e movimentos sociais, parlamentares, coordenadores de Macros, presidentes de diretórios e comissões provisórias do PT, militantes e simpatizantes petistas. 

Padilha apresentou um balanço sobre os cinco meses do Governo Lula e destacou quatro pontos fundamentais para a retomada do protagonismo do Brasil. 

  • Compromisso com a democracia 

“Valorizar e respeitar as instituições democráticas do país, e evitar a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro. O Governo Lula governa com o povo! Não têm espaço para qualquer ato ilícito que atente contra a democracia”

 

  • Reposicionar o Brasil no mundo

“O Governo Lula retomou as relações diplomáticas com os países, lideranças mundiais, buscando sempre parcerias que beneficiem o crescimento do país”

 

  • Colocar o povo no orçamento

“O presidente Lula tem uma prioridade que é incluir a população, principalmente a mais carente e que precisa de recursos, nos programas e convênios do Governo Federal. Mais Médicos, Bolsa Família, Brasil Sorridente, Pronasci, Minha Casa Minha Vida, Prouni, Fies… São muitas políticas públicas retomadas e outras mais que trarão qualidade de vida para o povo”

 

  • Reconstruir as bases para a segurança econômica

“Ampliar o diálogo com a população, com as entidades da sociedade civil, com os movimentos sociais, com todos os setores, com os municípios. Isso é fundamental para reconstruirmos o terreno para a retomada do desenvolvimento econômico e social. Fazer com que o país volte a ter esse protagonismo nos investimentos e, consequentemente, a economia cresça gradativamente. Estamos voltando a ser um país de oportunidades, com geração de renda e trabalho, que priorize a igualdade social”

Padilha ainda elencou duas ações essenciais para que o enfrentamento dos desafios que se apresentam neste novo período vivenciado pela retomada do governo popular e democrático no país:

 

  • Recriação do Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável)

“O novo Conselhão tem uma forte ênfase na inovação, além de trazer para o centro do debate a preocupação com a sustentabilidade, de modo transversal, e a diversidade nacional, com representantes dos mais variados setores. A diversidade dos membros do Conselho proporcionará diálogo plural, com espaço para vários tipos de informações e de pontos de vista”

 

Recriado no dia 4 de maio, o Conselhão é presidido pelo presidente Lula e coordenado pelo ministro Padilha.

 

  • Nova realidade das comunicações

 

“Esse é um tema de fundamental importância apontado por vocês nas respostas dos formulários. Precisamos sempre pensar numa estratégia de posicionamento nas redes sociais, que possamos dialogar com os internautas, criar redes de interações, grupos de comunicação nas regiões, municípios. Esse é um grande desafio. Fazer com que a mensagem chegue ao receptor e ele se aproprie dela. Divulgue-a. Forme opinião nas redes. Denunciar as fake news. Estamos trabalhando na criação de um plano de divulgação das ações do Governo Lula nos municípios. Isso é fundamental para que a nossa companheirada tenha acesso aos recursos, programas, investimentos, convênios que estão chegando às cidades e possa divulgar tudo que o Governo Lula tem retomado de políticas públicas e trabalhado em prol da qualidade de vida do povo”

 

Num segundo momento, o gerente da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Margonari Marcos Vieira, comentou sobre os programas e a relação do Governo Lula com os municípios, e a superintendente Estadual do Ministério da Saúde em SP, Cláudia Afonso, destacou as principais iniciativas e convênios da pasta com as cidades. 

As principais demandas apresentadas pelos participantes foram os critérios para as cidades receberem os recursos e como são realizados os cadastros, os avisos sobre os anúncios das aberturas dos editais. 

 

Ao final da plenária, alguns encaminhamentos foram apresentados aos participantes sobre o funcionamento e ações do Conselho Político de Alexandre Padilha:

 

  • Proposta de calendário de encontros frequentes, de acordo com as sugestões de temáticas apresentadas pelos participantes nos formulários de respostas. Os temas, datas, horários, convidados e abertura das inscrições serão informados em breve. O ciclo de palestras será realizado pela plataforma Zoom;

 

  • Participação de membros do Conselho Político em atividades e debates sobre os governos estadual e federal (representatividade do conselho nestas agendas);

 

  • Organização de atos e plenárias presenciais ou online nas cidades para dialogar sobre a conjuntura local e discussão sobre elaboração de propostas para a gestão dos municípios;

 

  • Criação de grupos regionais de WhatsApp para divulgação de agendas e discussão sobre os investimentos do Governo Federal e solicitação de informações sobre determinados recursos, programas e convênios; debates sobre a organização do mandato do Padilha e as demandas das próximas eleições.

 

  • Quer participar do Conselho Político? Mais informações por meio de mensagem enviada para o WhatsApp: (11) 93131-1354, com nome, cidade e região. 

 

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA