O prefeito de Bagé (RS), Luiz Fernando Mainardi (PT), não deixou passar em branco o Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, celebrado em 12 de maio. A data, que busca aumentar a conscientização sobre essa síndrome crônica, é um lembrete da importância de se reconhecer os desafios enfrentados pelas pessoas que convivem com dores generalizadas, fadiga intensa e distúrbios nas articulações e músculos, afetando diretamente a qualidade de vida.
Em sua trajetória, Luiz Fernando Mainardi sempre se mostrou sensível às causas das pessoas com fibromialgia. Quando exercia o cargo de deputado estadual, foi autor, ao lado do deputado Valdeci Oliveira, da Lei Nº 16.127, que equipara as pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência, garantindo-lhes acesso a tratamentos pelo SUS. A então vereadora Caren Castencio também teve um papel fundamental, com sua sensibilidade e articulação, para que a lei fosse aprovada e implementada.
Como prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi não deixou a luta de lado e, recentemente, deu mais um passo significativo para o cuidado e apoio a esses pacientes. O município cedeu à Associação de Fibromiálgicas de Bagé um espaço adequado para sua sede, localizado junto ao setor de Fisioterapia da cidade, proporcionando um atendimento estruturado e humanizado aos pacientes.
“Em Bagé, seguimos firmes no compromisso de promover políticas públicas que aliviem a dor e ampliem o acesso à saúde, porque ninguém deve enfrentar essa luta sozinho”, declarou o prefeito.
O trabalho de Mainardi reflete não apenas ações em nível estadual, mas um compromisso constante de tornar Bagé uma cidade mais inclusiva, onde os desafios da saúde sejam enfrentados com solidariedade e atenção.
Foto: Facebook do Prefeito Luiz Fernando Mainardi
Fonte: Thiago Paulino