“Meus pais são agricultores, com os ensinamentos passados de maneira informal. Quero cursar, me profissionalizar, para poder potencializar ainda mais o nosso cultivo”, relata Mateus Araújo, 16, estudante da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Francisco Lima de Aguiar, que teve nova sede inaugurada, nesta segunda-feira (17), em São Benedito. Ainda durante o evento, comandado pelo governador Elmano de Freitas, foram entregues 11.267 tablets para alunos de nove municípios.
“Me identifico e sou verdadeiramente apaixonado pela natureza. É de família. A nossa cidade é conhecida como a capital das flores, mas sei que temos potencial para mais. Quero me formar para ajudar a construir isso”, completou Mateus, sempre sorridente.
A nova sede da EEEP tem capacidade para 540 alunos e conta com 12 salas de aula, auditório, anfiteatro, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, refeitório e quadra poliesportiva. Além de laboratórios específicos para os cursos de Administração, Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Floricultura e Contabilidade, como espaços para o estudo de Línguas, Informática, Ciências e Matemática.
“É por meio da nossa equipe da Educação que conseguimos trazer para vocês todas essas entregas. Essas ações não têm um centavo do governador. Mas quando vocês estiverem andando em toda a região, ao ver um professor, um comércio, um pedreiro, os pais de vocês, o nosso povo… É ele quem está pagando para vocês.
Acreditem nos seus sonhos, quem diz isso é um governador filho de agricultores e que chegou onde chegou. Se eu estou aqui, vocês também podem realizar tudo o que desejarem”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O investimento total para a construção da EEEP foi de R$ 13,25 milhões. O prédio antigo da unidade educacional abriga agora uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI).
Secretaria da Educação, Eliana Estrela agradeceu e reconheceu todo o apoio e esforço do Governo do Ceará em busca de uma educação cada vez mais evoluída. “Gostaria de agradecer ao nosso governador que vem investindo cada vez mais na educação, sempre presente, olhando nos olhos de todos para ouvir as nossas demandas. Gostaria também de parabenizar todos vocês, alunos, por escolherem o caminho da educação, o caminho certo. Conhecimento nunca é suficiente, então agarrem essa oportunidade para construir o futuro de vocês”, comentou.
Ao todo, são 228.676 alunos contemplados em todo estado. Somente na Crede 5, atualmente existem 18 EEMTIs em funcionamento, além de seis escolas profissionalizantes, nove escolas de ensino médio regular, dois Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), uma Escola Indígena e uma Escola Quilombola. A regional também conta com um Centro Cearense de Idiomas, localizado no município de Tianguá.
Também presente no evento, a senadora Augusta Brito vê nas novas ferramentas um incentivo a mais para que os jovens possam alcançar seus sonhos. “Com os tablets, com tudo o que vai ser entregue, esses alunos vão voar, vão tudo aquilo que eles quiserem ser. Esse tipo de oportunidade é o que queremos para todos. Agradeço imensamente o governador Elmano de Freitas por olhar de forma tão especial para a educação”, finalizou.
Foto: Site do Governo do Estado do Ceará
Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará