A deputada federal do PT-MT, Professora Rosa Neide, apresentou o PL 1142/2020 que sofreu vetos presidenciais hoje, 8, e isso demonstra que Bolsonaro quer a destruição dos povos indígenas, quilombolas e tradicionais no Brasil, conforme a deputada narrou em seu site.
O projeto original assegurava aos povos indígenas, comunidades quilombolas e povos tradicionais: acesso à água potável, distribuição gratuita de materiais de higiene, limpeza e desinfecção para comunidades indígenas, garantia de equipes multiprofissionais de saúde, disponibilização de testes, entre outros. Visando proteger os grupos que atualmente se encontram em extrema situação de vulnerabilidade econômica, social e de saúde.
Dentre os vetos estão:
– o acesso à água potável e a distribuição de materiais de higiene garantidos pelo governo;
– instalação de internet nas aldeias e distribuição de cestas básicas;
– liberação de verba emergencial para a saúde indígena;
– execução de ações do governo que garantiriam aos povos indígenas e quilombolas a oferta emergencial de leitos hospitalares.
“Jair Bolsonaro esperou o último prazo legal antes de o projeto aprovado no Congresso Nacional tornar-se lei, para efetuar a sanção, mas com vetos graves que desfiguram o texto aprovado. A luta agora é derrubar os vetos”, declarou a deputada.
#DerrubaVetoPL1142
Saiba mais:
https://www.facebook.com/ProfessoraRosaNeide/posts/3475273149172634