O governador Elmano de Freitas assinou, nesta última quarta-feira (12), decreto que garante assistência religiosa em hospitais, equipamentos de internação para idosos e sistemas socioeducativo e prisional em todo Ceará. O serviço será prestado de acordo com as regras sanitárias e de segurança previstas para cada local, evitando prejuízo para qualquer uma das partes envolvidas. O momento aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero; da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque; do superintendente do Sistema Socioeducativo do Ceará, Roberto Bassan; entre outras autoridades.
“O que vocês realizam é um exemplo de amor ao próximo para a nossa sociedade. O decreto é para poder dar a garantia e também segurança aos nossos gestores na condição de compatibilizar as situações delicadas dos equipamentos com a missão da chegada dessas mensagens a quem mais precisa. Minha palavra hoje é de agradecimento a vocês. Respeitemos a fé do povo brasileiro e que possamos garantir a liberdade e o exercício destes pensamentos”, declarou o governador Elmano de Freitas.
A assistência religiosa acontecerá dentro de horários estabelecidos previamente, assegurando a continuidade do serviço. O serviço, contudo, poderá acontecer também em um cronograma específico, desde que ocorra em uma situação planejada com a unidade em questão.
Tânia Mara Coelho elogiou a medida do Governo do Estado, afirmando que o apoio espiritual será um dos fatores a melhorar a qualidade de assistência para diversos pacientes. “É extremamente importante que a gente oficialize a entrada de representantes de cultos religiosos de qualquer tipo de natureza para que possamos ofertar apoio para aqueles que estão necessitando. Muitas vezes uma pessoa está doente e essa pessoa precisa também de um apoio espiritual. É uma medida que vai levar a uma melhora da qualidade da assistência dos nossos pacientes”, disse.
Mauro Albuquerque agradeceu o trabalho realizado pelos voluntários em todo o sistema prisional do Ceará. “Nós estamos oferecendo um trabalho de fora para dentro. A assistência religiosa oferece uma transformação interna. Isso é uma sinergia, um conjunto, que vai favorecer essas pessoas a sair do mundo do crime. Eu quero agradecer todo o apoio dos voluntários, trabalhando por missão para transformar e salvar aquelas vidas que lá se encontram”, comentou.
Dom Magnus Henrique Lopes, bispo do Crato e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Nordeste, agradeceu ao Governo do Ceará por reconhecer o manifesto da fé como peça importante para tantas pessoas que necessitam deste apoio. “Afirmo nossa gratidão, em nome da CNBB, pelo reconhecimento da espiritualidade como alicerce necessário para aqueles que precisam. Agradeço o governador por essa nobre sensibilidade e lhe desejo sabedoria e luz ao destino que lhe foi confiado pelo povo cearense”, comentou.
Pastor da Igreja Batista Seven Church, Munguba Jr exaltou o ato realizado nesta quarta-feira, reconhecendo o papel feito por inúmeros religiosos em todo o estado. “Hoje é um dia de alegria muito grande. Isso é um reconhecimento do governador pelo trabalho que está sendo feito por todas as igrejas nestes equipamentos. Ao abrir essa porta, reconhecendo este trabalho, o governador Elmano está realizando um marco. O que está acontecendo hoje é fantástico. Gostaria de parabenizar o governador por ser esse governador de todos”, pontuou.
Foto: Site do Governo do Estado do Ceará
Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará