O prefeito de Maracás, Nelson Portella (PT), foi eleito na tarde desta sexta-feira (10), presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale Jiquiriçá – CONVALE. A eleição foi realizada em uma Pousada na cidade de Maracás e contou com a presença de 17 prefeitos aptos a votarem dos 20 possíveis. Três municípios estavam inadimplentes e não tiveram direito a voto: Lafaiete Coutinho, Itaquara e Elísio Medrado. Todos os demais adimplentes participaram do processo.
Nelson Portella venceu a eleição por 09 votos a 8 e presidirá o consórcio durante o biênio 2025/2026. A eleição marcou um momento histórico do Consórcio, sendo a primeira disputa com bate chapa. Portella venceu o prefeito de Irajuba, Antonio Sampaio (Avante).
A nova formação do Convale é: Presidente, Nelson Portella (PT), prefeito de Maracás; Vice-presidente, Sandro Silva (PT), prefeito de Santa Inês; Vice-presidente administrativo, Marcos Queiroz (PP); 1º Secretário, prefeito de Mutuípe, João Carlos (PT); e prefeito Celso Coelho Silva (avante), de Cravolândia, na função de 2º Secretário.
Os trabalhos foram conduzidos pela equipe jurídica, e pelo prefeito Ricardo de Nova Itarana. Para encerrar os trabalhos à frente do Convale, o ex-prefeito de Nova Itarana e ex-presidente do Convale, Danillo Italliano, realizou a prestação de contas de seus dois mandatos à frente do Convale, detalhando os avanços e convênios que foram firmados entre os municípios através de parcerias do Convale. “São muitos frutos e convênios importantes executados e que estão ativos, beneficiando o Vale Jiquiriçá em variados seguimentos. Creio que o novo presidente continuará buscando as parcerias e contará com o apoio de todos os prefeitos. O Convale chegou a todos os municípios conveniados”, disse.
Retorno
Nelson retorna à presidência da entidade que representa os municípios do Vale pela segunda vez. Em seu segundo mandato à frente do município de Maracás, ele comandou o Mercovale, nome dado a entidade no inicio de sua formação. Agora, assim como retornou para um terceiro mandato na cidade de Maracás, brigou para assumir também o Consórcio.
Fonte e foto: Reprodução/Instagram @nelsonportelaoficial