MENU

Promovida pelo deputado Simão Pedro, palestra com especialista apresenta políticas do Governo Lula para pessoas idosas

Assim como ocorre em outros países, o Brasil passa por um processo de envelhecimento populacional, o que demanda políticas públicas para atender essa parcela crescente de pessoas. Exatamente para apresentar os programas desenvolvidos pelo Governo Federal relacionados a essa área, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na terça-feira (26), uma palestra com Lidia Santos, coordenadora de Políticas de Envelhecimento Ativo Saudável e Desenho Universal, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Um dos principais programas apresentados pela especialista foi o “Envelhecer nos Territórios”, iniciativa que tem como foco capacitar profissionais para orientar e auxiliar a população idosa em relação aos desafios enfrentados diariamente. Entre as ações do programa, está o mapeamento dos abrigos, entrevistas com pessoas idosas em vulnerabilidade e visitas às famílias.

A coordenadora também destacou a Cartilha de Apoio à Pessoa Idosa: Enfrentamento à Violência Patrimonial e Financeira, publicada no portal do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O documento lista diversos tipos de fraudes que podem vitimar os idosos. Geralmente, a violência patrimonial é praticada por familiares, pessoas de confiança ou estelionatários que se passam por funcionários de instituições financeiras.

A palestra foi promovida pelo deputado Simão Pedro (PT). O parlamentar comentou da necessidade de o Parlamento Paulista debater esse tema. “A gente precisa de informação para podermos agir e lutar. Vamos ficar de olho em como podemos intervir, por meio de emendas, e também em como podemos continuar avançando na proposição de políticas públicas mais eficientes aqui no estado”, comentou.

IBGE

De acordo com o recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2000 e 2023, a proporção de idosos no Brasil quase duplicou de tamanho, alcançando 33 milhões. A estimativa é que, em 2070, os idosos representem cerca de 38% da população: 75,3 milhões.

Confira a transmissão do evento, pela Rede Alesp:

Mais imagens

Fonte: Tom Oliveira – Alesp
Foto: Carol Jacob – Alesp

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA