Um país de 500 anos de história, onde quase 400 foram de escravização, não irá se recuperar se não houver vontade política dos líderes que conduzem a máquina do estado, os orçamentos e as políticas públicas de reparação histórica.
Não queremos mais discursos vazios, baratos, que não refletem nenhuma ação verdadeira. Precisamos pressionar para a ação, colocar em discussão todos os aspectos da vida humana, levantar números e propostas que irão garantir a cidadania plena à população negra.
E para isso, não basta que somente nós estejamos na luta. Todo o povo brasileiro precisa olhar para o passado e identificar as consequências no presente, até porque não há democracia sem justiça racial, sem equidade de direitos.
Aqui em SP, para além de toda a mobilização que fazemos diariamente, eu anseio pela aprovação e sanção do PL 745/2024, criado pelo meu mandato, e que autoriza a criação do Fundo de Promoção dos Direitos da Comunidade Negra. Isso vai garantir que as ações sociais antirracistas estejam no orçamento do estado e virem realidade.
Preciso de vocês comigo nessa luta! Vamos pra cima!
Fonte: deputada estadual Thainara Faria (PT/SP)