A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a escalada de trabalho 6×1 atingiu o número necessário de assinaturas para dar início à tramitação na Câmara dos Deputados. A partir de agora, o texto será elaborado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), etapa fundamental para que uma proposta avance e seja aprovada formalmente pelos defensores dos direitos trabalhistas dos brasileiros.
O deputado federal de Santa Catarina, Pedro Uczai (PT), comemorou o avanço, ressaltando o trabalho coletivo para que a PEC chegue a esse ponto. “Mostramos a força da luta popular e da união de trabalhadores e trabalhadoras que lutam por condições de trabalho dignas e justas. O fim da escala 6×1 representa um passo importante para garantir mais qualidade de vida para milhões de brasileiros”, afirmou Uczai.
A PEC pelo fim da escala 6×1 tem o objetivo de alterar a rotina de trabalho que, atualmente, impõe um dia de folga a cada seis dias de trabalho. Para os defensores da proposta, o novo regime ajudou a equilibrar a jornada de trabalho, diminuindo o desgaste físico e mental dos trabalhadores, além de refletir um avanço nas políticas de proteção aos direitos trabalhistas no país.
Foto: Facebook do Deputado Pedro Uczai
Fonte: Galera Vermelha