Sobre Pedro Tourinho
Este é só o começo da história deste médico, que nasceu em Belo Horizonte, e se formou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já graduado, ele e sua companheira Ellen, também médica, abraçaram Campinas para viver e ser berço dos seus três filhos.Especializou-se na Unicamp em medicina preventiva e social, área dedicada ao estudo, análise e proposição de soluções para a saúde pública. Hoje, é médico concursado na Prefeitura de Campinas e Vinhedo. Também trabalha em postos de saúde na periferia e bairros populares das cidades. Leciona como professor na disciplina de saúde da família na PUC-Campinas.
Com o desejo de fazer mais, Tourinho se candidatou a vereador pelo PT pela primeira vez em 2012 e foi eleito aos 30 anos. Fez um mandato que se destacou pela fiscalização do poder público e por abrir espaço para os movimentos populares, para que a população tivesse voz e vez na Câmara. Em 2016, foi reeleito com mais de 7 mil votos.
Quando foi vereador, denunciou superfaturamento na merenda escolar e no transporte coletivo, os casos de corrupção no Hospital Ouro Verde, o contrato milionário da publicidade da Prefeitura. Ajudou a trazer o Mais Médicos e o Instituto Federal para a cidade, é autor da lei do Programa Vou de Bike e do projeto que previne a exposição ao benzeno, substância química presente nos combustíveis derivados de petróleo.
Em 2020, foi candidato a prefeito de Campinas pelo PT com propostas de transformar o município, fazendo dele um lugar mais acolhedor e melhor para todos viverem. Teve quase 100 mil votos, mas faltou um “cadiquinho” para ir para o segundo turno.