MENU

Durante encontro promovido pelo Galera Vermelha, Berzoini prevê crescimento do PT na próximas eleições

A palestra seguida de bate-papo com Ricardo Berzoini, realizada nesta terça-feira (30/07) pela Plataforma Zoom, teve a presença de 129 companheiros e companheiras, entre pré-candidatos e pré-candidatas ao Executivo e Legislativo, além de coordenadores de campanhas, assessores, militantes e apoiadores em todo o Estado de São Paulo.
Berzoini falou dos mais importantes avanços conquistados nos Governos Lula e sua relação com as eleições municipais, mostrando como vincular tais conquistas às candidaturas progressistas. A atividade coroou o fechamento das Oficinas e cursos preparatórios para as eleições 2024, série promovida desde maio pela Projeto SP em parceria com o Galera Vermelha.

Berzoini lembrou que Lula pegou o país “quebrado” em 2002 e fez o país voltar a crescer, gerando emprego e inclusão social. Já nestes dois anos de gestão, a partir de 2023, vem conseguindo aquecer a economia e manter a inflação sob controle. “Estamos gerando emprego, vendendo mais e o preço de vários produtos caiu ou se manteve”. Citou os vários programas que estão contribuindo para a melhoria das condições socioeconômicas da população como Bolsa Família, Desenrola, Pronaf, Minha Casa, Minha Vida, PAC, entre outros, e afirmou: “Precisamos conectar esses avanços à realidade do povo, sem ufanismo, pois há desafios”.

Berzoini foi ministro do Presidente Lula (2003-2005) e da Presidenta Dilma (2014-2016), deputado federal por 4 mandatos, além de ter presidido o PT em São Paulo (1999-2001) e em nível nacional (2005-2010). Ele também presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo e Osasco (1994-1998).

Pauta municipal e federal – Ele disse que o fortalecimento da extrema-direita coloca uma conjuntura política diferente em relação ao passado. “A ação política dessa extrema-direita é para gerar preconceito, ódio. A política do PT, do Governo Lula é focada em proteger os direitos civis e a democracia, combater a fome. Temos muito o que mostrar. Temos autoridade para mostrar que o país hoje não fica priorizando o ódio. Precisamos fazer a conexão entre a pauta federal e a municipal”, afirmou. E lembrou que todos os dados sobre as realizações do governo em cada cidade estão disponíveis no site do Governo Federal [como o https://www.gov.br/secom/pt-br/acesso-a-informacao/comunicabr}

Ao iniciar o bate-papo com os presentes, muitos citaram a presença da extrema-direita nos municípios e falaram dos desafios da articulação e da mobilização político-partidária para as eleições de 2024. Berzoini disse que “vivemos um momento de reconstrução partidária” e que as próximas eleições são uma etapa para as futuras, de 2026 e 2028. Disse também que acredita no crescimento do PT nos municípios.

Deva Costa, pré-candidato a vereador em Irapuru, disse que as dificuldades existem, mas que “a luta continua, sempre em frente” e que seu município conseguiu bons resultados com o Governo Lula, na parceria com o ministro Alexandre Padilha e com a deputada estadual Ângela Perugini (PT), em especial. Cícero Araújo, pré-candidato a vereador em São José do Rio Preto, foi enfático: “O tempo de chorar já passou. Temos que ir ‘pra’ cima. Não temos motivo para baixar a cabeça”.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA