A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, esteve na Rádio Transamérica, na Rádio Alô, Rádio Cidade e Rádio 93 FM nesta quinta-feira, 4, para celebrar a série de inaugurações que começou em junho deste ano com a entrega da UBS Jóquei Clube I.
Durante a visita à rádio Transamérica, Margarida relembrou as principais conquistas da sua gestão e comemorou os presentes que ainda vai entregar para a cidade. “Espero entregar um novo Mercado Municipal como presente de Natal para a população. Também estamos trabalhando muito com as obras de drenagem na cidade como a da rua Cesário Alvim no bairro São Bernardo, em Igrejinha, no Santa Luzia e no Bairro Industrial que está indo para a segunda fase”.
A prefeita ainda abordou a recente inauguração do novo sistema integrado de videomonitoramento, localizado no Centro de Monitoramento e Operações da Guarda Municipal com 333 câmeras instaladas pela cidade. Para além de auxiliar na redução dos índices de criminalidade no município, a medida também será uma ferramenta da Defesa Civil para monitorar possíveis deslizamentos e transbordamentos de córregos. “Essas câmeras possuem tecnologia de Inteligência Artificial que trabalham em um sistema integrado que permite a cidade ter um padrão de segurança tecnológico inédito”, explica.
Inauguração do Viaduto Roza Cabinda e conclusão das entregas do aniversário da cidade
A chefe do executivo municipal celebrou os impactos positivos do Viaduto Roza Cabinda quase uma semana após a sua inauguração. Os moradores da Zona Leste da cidade e os condutores de veículos que transitam pela região não estão lidando mais com transtornos no trânsito que eram causados pela linha férrea. “Desde a inauguração do Viaduto Roza Cabinda é possível ver um grande alívio no trânsito da Avenida Rio Branco, porque devido à interdição na Rua Francisco Bernardino muitos carros trafegavam por lá”. O viaduto impacta positivamente na pontualidade das linhas de transporte coletivo e também garante maior fluidez para o trânsito da área central. Por ser próximo ao Corpo de Bombeiros, a estrutura permite acelerar a chegada do socorro para algumas áreas da cidade.
Além da série de entregas dos meses de junho e julho, a prefeita comemorou importantes conquistas da gestão para a cidade. No início de seu mandato, apenas 7% do esgoto era tratado, atualmente esse número subiu para 50%, devido às intervenções de despoluição do Rio Paraibuna. “Estamos começando nosso processo de despoluição do Rio Paraibuna em um novo segmento, na região do Botanágua. O lado esquerdo da margem do rio é uma área que iremos focar neste trabalho, pois ali não existem mecanismos eficientes de coleta de esgoto”, afirma.
Via São Pedro e obras de contenção
Na entrevista para a Rádio Alô FM, Margarida relembrou da conclusão da inversão de mão da nova Via São Pedro, antiga BR 440. A finalização da via, que teve sua construção iniciada há cerca de 15 anos, estando paralisada e inutilizada, está sendo possível após esforços da PJF para obter a cessão do local junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Agora temos a mão brasileira e a via está organizada. Fizemos o retorno para os carros e quatro trevos. Na próxima segunda-feira, vamos abrir a Rua José Lourenço, já que nesta sexta-feira, 5, será inaugurada a contenção da rua. São melhorias que vão aliviar ainda mais o trânsito de Juiz de Fora.”
A chefe do executivo municipal, em participação na Rádio 93 FM, também celebrou as recentes obras de contenção das chuvas, como a drenagem do bairro São Bernardo, onde não havia captação de água, prejudicando o asfalto e gerando mais gastos. “Atualmente temos o desafio inadiável da mudança climática, dos eventos extremos, chuvas demais, secas demais. A nossa Defesa Civil foi reestruturada, tanto em formação quanto equipamento, temos também as obras de contenção em diversos pontos da cidade. Nesse trabalho de cuidado, em três anos e meio tivemos dificuldades com chuvas, mas não tivemos nenhum óbito.”
“Não tenho dúvidas que nas próximas chuvas, o impacto será menor. São intervenções para toda cidade, mas são intervenções bem-feitas. Esta semana, tivemos a inauguração das obras da Rua da Mina, que era uma área muito sacrificada. Nestes 174 anos de Juiz de Fora, entregamos obras para toda cidade”.
Usina Fotovoltaica
Na rádio Cidade, a prefeita celebrou a inauguração desta quinta-feira da Usina Fotovoltaica e destacou o compromisso com a agenda do combate às mudanças climáticas. “A Usina fotovoltaica, instalada no Estádio Municipal, vai fazer a captação de energia e vai jogar para rede da Cemig. Com essa nova usina vamos ter uma grande economia para as contas públicas, com uma redução grande na conta de luz da Prefeitura. Além disso, estamos fazendo uma outra usina no Distrito Industrial”.
Foto: Site da Prefeitura de Juiz de Fora
Fonte: Site da Prefeitura de Juiz de Fora