O arquiteto e urbanista João Cardoso, liderança do PT de Ilhabela e pré-candidato a vereador no município, esteve na sede da Sabesp, na capital paulista, para participar de uma reunião com o presidente e diretores da empresa, na última terça, 11 de junho. O objetivo do encontro foi tratar de um projeto da empresa que pretende instalar uma Usina de dessalinização da água do mar na ilha.
João estava acompanhado da deputada estadual do PT, Marcia Lia, de membros do Instituto Ilhabela Sustentável e do SOS Mangue. Todos questionaram vários pontos polêmicos do projeto.
“O que percebemos é que a Sabesp desconhece muito do território de Ilhabela, desconheciam que a localização escolhida para a usina é uma Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte. Por isso, um empreendimento dessa natureza necessariamente precisa ouvir a população por meio de uma audiência pública”, declarou o arquiteto.
João Cardoso também alertou sobre erros no licenciamento ambiental para que a usina possa ser construída: “Para que o empreendimento torne-se viável é necessário desassorear o Rio Paquera, o que deve gerar um grande impacto ambiental”.
Ele e os outros participantes ainda questionaram junto ao presidente da empresa a existência de outros problemas importantes que a Sabesp não está resolvendo no município, como é o caso dos investimentos em saneamento básico, de ampliação dos reservatórios de água e também de estações de tratamento de esgoto.
“Insistimos com a Sabesp que realize uma audiência pública sobre o projeto para que a população de Ilhabela possa opinar e decidir o que é melhor para o município, se quer ou não uma usina dessas. Nós vamos continuar nossa luta, já temos um processo aberto no Tribunal de Contas do Estado e no Ministério Público, além de ações na Cetesb e Arcesp. Queremos que a empresa suspenda esse processo e cumpra o rito legal dialogando com a sociedade de Ilhabela”, concluiu João.