MENU

Com o prefeito Fabiano Horta, Maricá-RJ retoma a vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários e reorganiza os locais de imunização

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, retoma na próxima segunda-feira (03/06) a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19, que segue as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde. O retorno da imunização abrange os grupos mais vulneráveis à doença e ocorre após a chegada de remessa da nova vacina do laboratório Moderna, uma versão atualizada que oferece proteção à subvariante da ômicron, a XBB 1.5.

A vacinação dos grupos prioritários com idade a partir de 12 anos segue de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico. Em outra frente, para evitar o desperdício de doses, as USF Marinelândia, Chácara de Inoã e São José 2 aplicarão a vacina nesse público às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h. É importante lembrar que a imunização é semestral ou anual, a depender do grupo ao qual pertence. Para se vacinar, é necessário apresentar identidade, caderneta de vacinação (se tiver) e um comprovante do público prioritário, como laudo médico ou documento funcional.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina atualizada deve ser aplicada semestralmente nos seguintes públicos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos a partir de 5 anos, além de gestantes e puérperas. A vacina é aplicada anualmente em indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores de saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, garantiu que a vacinação é fundamental para os grupos prioritários, reduzindo riscos de hospitalizações e agravos.

“A vacina é o meio mais efetivo de nos protegermos contra várias doenças e foi o que salvou milhares de vidas durante a pandemia da Covid-19. A ampla cobertura vacinal é fundamental para evitar agravos e, atualmente, é oferecida uma vacina atualizada aos públicos com mais risco para a doença. Por isso recomendamos que as pessoas desses grupos procurem a USF mais próxima e se protejam, lembrando que as vacinas são totalmente seguras e eficazes”, afirmou.

“Em Maricá, estamos comprometidos em proteger nossa população contra a Covid-19. A chegada da vacina atualizada é uma importante ferramenta na nossa luta contra a doença. Reforçamos a importância da vacinação para os grupos prioritários, pois é o meio mais efetivo de prevenção.

Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir a segurança e a saúde de todos os maricaenses”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

Foto: Site da Prefeitura de Maricá
Fonte: Site da Prefeitura de Maricá

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA