O Plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi tomado por enfermeiras, enfermeiros e outros profissionais da saúde na noite desta sexta-feira (17). O motivo foi a entrega do Prêmio Anna Nery, anualmente concedido às trabalhadoras e aos trabalhadores que se dedicam a cuidar de vidas.
Anualmente realizada na Alesp, a premiação marca a Semana da Enfermagem e tem iniciativa do deputado Emidio de Souza (PT) em parceria com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (Seesp). O evento deste ano contou com a participação de representantes de entidades do setor.
“Esse prêmio homenageia uma das categorias mais importantes e fundamentais da sociedade. Se alguém tinha alguma dúvida da importância dos trabalhadores da saúde, essa dúvida se dissipou na pandemia. Ficou muito claro a capacidade, a abnegação e o risco que eles correram para salvar a vida de muita gente. Fico muito feliz de todo ano fazer essa homenagem”, comentou o parlamentar.
Valorização
Elaine Leoni, presidente do Seesp, diz que a homenagem é uma forma de mostrar que os profissionais da Enfermagem são valorizados e reconhecidos e que a luta por melhoria nas condições de trabalho e de remuneração da categoria continua.
Ainda de acordo com a representante sindical, o pagamento do piso salarial, bem como o empenho pela jornada padrão de 30 horas, seguem sendo as lutas a serem travadas pela categoria. “Entendemos que não estamos mexendo com papel, mas sim com vidas. E, para isso, precisamos estar bem”, pontuou.
Quem foi Anna Nery?
A brasileira Anna Justina Ferreira Nery é a pioneira da Enfermagem no Brasil e foi uma heroína nacional ao atuar durante a Guerra do Paraguai como voluntária. Sua história inspira os profissionais da Enfermagem.
Em sua homenagem, em 1926, a Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde recebeu seu nome. Hoje é a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), vinculada a Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ) – primeira escola desta profissão no Brasil.
Anna Nery também é a primeira mulher a entrar para o Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Mais imagens da premiação: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317056935/with/53728661193/
Fonte: Tom Oliveira
Fotos: Rodrigo Romeo