Em entrevista concedida ao programa apresentado por Helton Pimenta na TV Cultura, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) falou sobre os avanços realizados pelo governo do presidente Lula, incluindo melhora na economia e retomada de políticas sociais, que visam melhorar as condições de vida da população brasileira.
Zarattini destacou o retorno do Bolsa Família como um dos fatores que contribuíram para o combate à pobreza e desigualdade social. Na gestão Lula, o programa social foi aprimorado pagando agora R$ 600 mensais às famílias beneficiárias, além de um bônus adicional de R$ 150 por filho com idade inferior a 6 anos.
“A economia está caminhando bem. O Bolsa Família agora é um benefício muito melhor. Tivemos em 2023 um aumento recorde de 12% na renda média do brasileiro e estamos gerando mais empregos. Precisamos reduzir ainda mais o preço dos alimentos, e isso é uma preocupação do presidente Lula”, disse.
Custo de vida
O parlamentar também falou dos investimentos que o governo federal tem realizado para baixar o custo de vida da população, como o investimento em refinarias para abaixar o preço dos combustíveis.
“A Petrobras tem feito um esforço muito grande de garantir um preço acessível para o povo brasileiro. O Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e a gente exporta uma parte do nosso petróleo. Só que, a gente não tem capacidade de refinar, então somos obrigados a importar óleo diesel e uma parte da gasolina. Agora, o governo está investindo em ampliar as refinarias porque se a gente mantiver o refino aqui no Brasil, nós vamos garantir um preço mais cômodo para a população brasileira”, explicou.
Manipulação das redes
Zarattini falou da recente polêmica envolvendo o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), que acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de censura. O parlamentar destacou que os ataques do empresário ao judiciário estão atrelados a interesses econômicos e políticos da extrema direita.
“A extrema direita tem o apoio dos donos das redes sociais como o Elon Musk. Estive na China e lá tem uma fábrica de carros, a Tesla, que é propriedade do Musk e eles produzem automóveis com apoio do governo chinês. Mas na China a rede social dele tem várias restrições e ele não fala nada, mas aqui ele resolveu se meter na política brasileira”, afirmou.
Zarattini atribuiu os ataques da extrema direita desferidos ao ministro Alexandre de Moraes como uma forma de tentar barrar os processos sobre a tentativa de golpe de Estado.
“Na minha opinião, o ministro Alexandre de Moraes tem sido muito corajoso, se não fosse a postura dele, nós não teríamos tido as eleições normais. E se não fosse a postura dele, nós não teríamos punição para a tentativa de golpe de Estado que resultou no 8 de janeiro pela turma da extrema direita do Bolsonaro. Então, existem contestações à pessoa dele que são mais políticas do que propriamente jurídica. O que está havendo é uma tentativa de barrar os processos com esses argumentos de perseguição”, concluiu.
Assista a entrevista completa
Fonte: Assessoria de Comunicação deputado Carlos Zarattini
Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados