Wagner Romão, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pré-candidato a vereador está otimista com os recursos que o Governo Lula vem destinando a Campinas. Além de 2 novas Unidades Básicas de Saúde e uma maternidade, a cidade está sendo atendida com mais investimentos em Cultura, Pesquisa e Inovação. Pelo Lei Paulo Gustavo estão sendo liberados R$ 8,79milhões. Já no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que fica no município, será implantado um complexo laboratorial de máxima contenção biológica cuja estrutura estará conectada a uma fonte de luz sincrotron, o Sirius. “Esse projeto vai beneficiar o Brasil e outros países. Estamos falando de soberania científica para tratar de patógenos capazes de causar doenças bastante graves e com alto grau de transmissibilidade. Esses patógenos (microorganismos, como os vírus) só podem ser tratados nesse tipo de laboratório com alta segurança. O investimento também prevê a capacitação de cientistas brasileiros”. É algo inédito no sul global”, destacou. O projeto tem valor de R$ 1 bilhão.
Campinas e região têm recebido atenção constante do ministro Padilha. Como ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014), Padilha fez muito pelo povo da região, sendo o responsável pela chegada de profissionais do Programa Mais Médicos nos municípios, por viabilizar a UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas); a construção e reforma de postos de saúde; fortaleceu o Programa Farmácia Popular; beneficiou milhares de pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma e medicamentos para doenças crônicas nas farmácias populares com descontos de até 90% (remédios para rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e também fraldas geriátricas). Também investiu nas equipes de Saúde da Família e do Brasil Sorridente, além de conquistar ambulâncias e UTIs Móveis para as cidades. Como deputado federal (2019-2022), Padilha destinou várias emendas parlamentares para as cidades da Macrorregião Campinas.
Leia mais
https://www.gov.br/secom/pt-br/acesso-a-informacao/comunicabr
Ministro Alexandre Padilha participa de agendas em Americana, Campinas e Piracicaba neste sábado (2)
Saiba mais sobre Campinas – Distante 99 km a noroeste de São Paulo, Campinas tem 1,1 milhão de habitantes (IBGE 2022), sendo o terceiro município mais populoso de São Paulo, atrás de Guarulhos e da capital. A a indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional.