O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, participa neste sábado (28/10), de agendas na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Destaque para a Visita ao Centro de Terapia Celular, na Fundação Hemocentro, e para a Plenária com o Partido dos Trabalhadores e forças aliadas e progressistas da base do Governo do Presidente Lula. Na pauta, o Novo PAC Seleções para os estados e municípios, além de investimentos na região.
Serviço
Agenda do ministro Alexandre Padilha
RIBEIRÃO PRETO
Sábado (28/10)
08h30 – Visita ao Centro de Terapia Celular (CTC-USPUSP) – Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
(Rua Tenente Catão Roxo, 2.501 – Vila Monte Alegre)
11h45 – Reunião com Conselho Político da Vereadora Duda Hidalgo
(R. Olavo Bilac, 135 – Vila Seixas)
12h20 – Coletiva de Imprensa
(Garden Hotel, Av. Maurílio Biagi, 2727 – Ribeirânia)
12h50 – Almoço com Empresários
(Garden Hotel, Av. Maurílio Biagi, 2727 – Ribeirânia)
16h – Plenária da Coalizão do Presidente Lula em Ribeirão Preto
(Partido Trabalhadores de Ribeirão Preto, Av. Santa Luzia, 120 – Jardim Sumaré)
Padilha é parceiro da Região de Ribeirão Preto
Padilha é um grande amigo e parceiro de longa data da população de Ribeirão Preto e Região. Como ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014), Padilha fez muito pelo povo da região, sendo o responsável pela chegada de profissionais do Programa Mais Médicos nas cidades, por viabilizar várias UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas) nos municípios; a construção e reforma de postos de saúde; fortaleceu o Programa Farmácia Popular; beneficiou milhares de pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma e medicamentos para doenças crônicas nas farmácias populares com descontos de até 90% (remédios para rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e também fraldas geriátricas). Também investiu nas equipes de Saúde da Família e do Brasil Sorridente, além de conquistar ambulâncias e UTIs Móveis para as cidades.
Como deputado federal (2019-2022), Padilha destinou várias emendas parlamentares para diversas áreas dos municípios de Ribeirão Preto.
Agora, como ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Padilha continuará lutando para viabilizar cada vez mais recursos para melhorar a qualidade de vida da população.
Sobre Alexandre Padilha
Alexandre Padilha é médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor do programa de residência multiprofissional em atenção primária da Universidade Nove de Julho/UNINOVE, professor de Atenção Primária à Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic /SLMANDIC, professor colaborador das disciplinas do mestrado profissional do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp. Foi coordenador do Núcleo de Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo (NUMETROP/USP). É membro do Grupo Consultivo Nacional do Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA).
No período de 2000 a 2004, como médico supervisor do NUMETROP/USP, supervisionou as ações de assistência em saúde, pesquisa e formação de profissionais do Núcleo, a implementação do Ambulatório dos Viajantes/Centro Especializado de Imunização no Hospital das Clínicas/FMUSP e coordenou projetos do Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde (OMS), com trabalhos publicados em revistas acadêmicas internacionais e nacionais, em especial sobre saúde coletiva e medicina tropical. Entre 2004 e 2005 foi Diretor Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Foi Ministro de Estado das Relações Institucionais da Presidência da República, no período de 2009 a 2010, tendo sido dirigente da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República no período de 2005 a 2009. Foi Ministro de Estado da Saúde no período de 2011 a 2014.
De janeiro a agosto de 2015, foi Secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo e no período de Setembro de 2015 a Dezembro de 2016, foi Secretário Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo.
Padilha é atualmente ministro das Relações Institucionais do Governo Lula e Deputado Federal licenciado pelo Partido dos Trabalhadores, reeleito para o segundo mandato (2023/2026) pelo Estado de São Paulo com 140.037 votos.