O município de Diadema tem empenhado esforços, a cada dia, para aumentar a cobertura vacinal da população contra doenças imunopreveníveis e a, partir deste final de semana, passa a contar com o “Carro da Vacina”, um posto itinerante com toda a estrutura necessária para atendimento e aplicação das doses. No sábado (21/10), das 9h às 13h, o veículo esteve estacionado na Praça Agostinho Bertoli em frente à igreja matriz de Diadema.
A iniciativa é a pioneira na região do Grande ABC. “O principal objetivo é levar as doses a locais distantes das Unidades Básicas de Saúde ou com grande concentração de pessoas, como os núcleos habitacionais, com isso, facilitar o acesso da população à imunização. É secretaria de saúde reforçando o seu compromisso com Sistema Único de Saúde (SUS) e colocando à disposição essa nova estrutura para toda população”, explica o secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva.
Como vai funcionar
De acordo com a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) monta um cronograma para que o Carro da Vacina percorra os bairros e atenda a população em dias e horários programados.
Nessa primeira etapa, o Carro da Vacina priorizará a aplicação dos imunizantes da Campanha de Multivacinação e covid-19. Voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, ou seja, 14 anos, 11 meses e 29 dias, a campanha de multivacinação disponibiliza os seguintes imunizantes: BCG, DTP, dTpa, difteria e tétano, febre amarela, hepatite A, hepatite B, HPV quadrivalente, meningocócica ACWY, meningocócica C conjungada, pentavalente rotavírus, pneumocócica 10V, tetra viral (SCR e varicela), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), varicela, VIP e VOPb. Para isso, é preciso levar caderneta de vacinação e documento de identidade com foto.
A Campanha da Multivacinação segue até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, em todas as UBSs da cidade. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.
Já a vacina contra covid-19 pode ser aplicada a partir de seis meses de idade. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de vacina, no caso de segunda, terceira, quarta dose ou reforço.
Fonte: Renata Nascimento – site da Prefeitura de Diadema
Foto: Pedro Roque – site da Prefeitura de Diadema