No próximo dia 9 ( nove) de outubro (segunda-feira) acontecerá na Assembleia Legislativa de São Paulo, palestra sobre políticas públicas e os direitos da pessoa idosa. Estão confirmadas as presenças do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, representantes da secretaria estadual de Desenvolvimento Social e ativistas da causa. Na mesa de abertura estarão os deputados estaduais Simão Pedro e Eduardo Suplicy e a deputada federal Luiza Erundina. O evento é uma iniciativa do coletivo das pessoas idosas do mandato do deputado estadual Simão Pedro.
Dados do IBGE mostram que em 2012 as pessoas idosas (60 anos ou mais) representavam 11,3% da população brasileira, já em 2023 essa parcela cresceu para 15%. Com o envelhecimento da população, aumenta também a participação dos idosos no eleitorado. Em 2022, o Brasil tinha 32,7 milhões de eleitores nessa faixa aptos a votar, contra 27,7 milhões em 2018, aumento de 18%. Nesse período, o eleitorado total cresceu apenas 6%. (Fontes: IBGE e TRE)
“Essa parcela da população tem cobrado cada dia mais a efetivação de políticas públicas, oportunidades de trabalho e ações contra a violência e o etarismo. No dia 9 teremos a oportunidade de conhecer os programas e políticas para as pessoas idosas e as ações dos ativistas para a garantia e consolidação dos direitos. Reivindicamos também a criação de uma subcomissão dos direitos da pessoa idosa na Alesp”, ressalta Simão Pedro
Serviço:
Dia 9 (nove) de Outubro de 2023
Horário: 14h às 17h00
Auditório Franco Montoro
Palácio 9 de Julho – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, São Paulo
Logo do Simão
Palestra/Debate
“Políticas Públicas e os Direitos da Pessoa Idosa”
14h00: Mesa de Abertura
Deputados Simão Pedro, Eduardo Suplicy e Luiza Erundina
14h30: Política Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
Palestrante: Alexandre da Silva – Secretário Nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa do Governo Lula.
15h30: Debate
16h00 – Política Estadual da Pessoa Idosa
Representante da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Ativistas dos movimentos dos direitos da pessoa idosa
17h00: Encerramento
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Simão Pedro