MENU

Equipes do ministro Padilha e do vice-presidente Alckmin recebem demandas dos prefeitos do Consórcio Congrapar

Em visita a Brasília realizada na quarta-feira (16/08), prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Rios Grande e Paraná – CONGRAPAR – foram recebidos pela equipe da SRI (Secretaria das Relações Institucionais da presidência da república), comandada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e pela assessoria da vice-presidência da república, liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto, para tratar de demandas referentes  às cidades localizadas na Região Noroeste Paulista, no interior do estado de São Paulo.

Segundo os prefeitos, a parceria do Governo Lula e do ministro Padilha com os municípios trará muitos frutos para os munícipes.  De acordo com o presidente do Consórcio, o prefeito de Três Fronteiras, Bim Belão, a agenda foi positiva no ministério, ao dizer que o atendimento às reivindicações apresentadas pelos chefes dos Executivos trazem grandes expectativas de concretização.

As principais demandas são relacionadas aos pleitos de recursos para o meio ambiente, de políticas de tratamento e coleta de resíduos sólidos e de potencialização do turismo nos municípios como forma de atrair mais investidores, com parcerias público-privadas, aumentar a arrecadação local e priorizar o desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda. Outra proposta é articular investimentos para uma usina regional.

Três sugestões foram apresentadas como encaminhamentos para os próximos passos de fluxo das demandas: montar grupo técnico com propostas de reuniões com assessorias do Ministério do Meio Ambiente e demais ministérios como Saúde, Educação, Turismo e Cidades, solicitados por meio de ofícios; a realização de assembleia do Consórcio Intermunicipal, com convites para composição da mesa federativa com equipes técnicas dos ministérios e superintendentes do estado de SP; em seguida, agendamento de encontro com atores políticos, entidades da sociedade civil e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

“Quero agradecer, em nome dos prefeitos aqui presentes e do Consórcio Intermunicipal CONGRAPAR, o atendimento realizado com transparência, dialogando sobre políticas públicas e todos sendo bem tratados aqui em Brasília, na SRI e na vice-presidência da república. Sabemos que o primeiro é colocar a casa em ordem, mas já estamos muito felizes com o tratamento e com programas que já estão chegando nos municípios, como o Mais Médicos, Bolsa Família, o Novo PAC”, destaca Bim Belão.

Participaram da reunião, dez prefeitos da região: Bim Belão, de Três Fronteiras; Professor Lugato, de Rubinéia; Rubens José Basílio, de Santa Clara d’Oeste; Thais Cristina Costa Moreira, de Nova Canaã Paulista; Paulo Miotto, de Vitória Brasil; José Carlos da Silva, de Mesópolis; Juninho Formigoni, de Santa Albertina; Vagner Hernandes, de Santana da Ponte Pensa; Zilmar Pinheiro Lopes, de Turmalina; e Valdir Cândido Ribeiro, de São João de Iracema.

O Diretor Parlamentar da vice-presidência da república, Luis Gustavo Faria Guimarães, o Coordenador Geral de Acompanhamento Regional da Secretaria de Relações Institucionais, Humberto Tobé, e o assessor da SRI (Secretaria das Relações Institucionais), Leopoldo Vieira, integraram a reunião.

O Consórcio Intermunicipal Rios Grande e Paraná – CONGRAPAR foi fundado em maio de 2021. A entidade é composta por 23 municípios: Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Clara d’Oeste, Nova Canaã Paulista, Rubinéia, Santa Rita d’Oeste, Aparecida d’Oeste, Meópolis, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Jales, Marinópolis, Palmeira d’Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Populina, Santa Albertina, Santa Salete, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil, totalizando aproximadamente 160 mil habitantes.
Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA