MENU

Cristiane Paes: “Governo Lula vai investir na alfabetização de crianças em Cosmópolis”

A vereadora de Cosmópolis, Professora Cristiane Paes (PT), destacou uma ótima notícia para a população de Cosmópolis: o Governo Lula vai investir na alfabetização de crianças da cidade. O município acaba de aderir ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal que pretende atingir a meta de 100% das crianças brasileiras alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental.

“Como educadora, presenciar uma criança ler e escrever a primeira palavra é um momento mágico. Quando o desenho das letras passa a ter significado para aquele novo brasileiro alfabetizado, a palavra, literalmente, ganha força. Força para expandir o conhecimento ao máximo sobre tudo o que a criança desejar e isso é capaz de fazê-la sonhar alto e grande, potencializando seu desenvolvimento pessoal e também sua contribuição para o presente e o futuro do nosso País. A Alfabetização é o caminho sem volta mais importante da vida de toda pessoa”, reflete Cristiane Paes.

Instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, e lançado no mês de junho  elo Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC), o Compromisso tem o objetivo de subsidiar ações concretas dos entes federativos, para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país. A nova política de alfabetização terá um investimento de cerca de 1 bilhão, em 2023, e mais R$ 2 bilhões durante os próximos três anos.  

A nova política de alfabetização pretende que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, busca a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.  

O Compromisso é baseado em cinco eixos: Gestão e Governança; Formação de Profissionais de Educação; Infraestrutura Física e Pedagógica; Reconhecimento de Boas Práticas; e Sistemas de Avaliação. O MEC, como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão papéis e responsabilidades.

Fonte: Redação Galera Vermelha com informações do Ministério da Educação

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA