O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, participa neste sábado (12/08), de agendas nas cidades de Araçatuba e Birigui, no estado de São Paulo.
No período da manhã, após atendimento aos jornalistas, Padilha integrará encontro com prefeitos, prefeitas e representantes do CBH – BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê), da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM) para tratar das demandas das cidades e futuros investimentos para a região. A atividade acontecerá na Prefeitura de Araçatuba.
No início da tarde, após o almoço, o ministro do Governo Lula se desloca para Birigui, onde almoçará e visitará as instalações do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo); em seguida, Padilha retorna para a Araçatuba para agenda com a direção da Santa Casa do município.
Serviço
Agenda do ministro Alexandre Padilha
9h30 – Coletiva de Imprensa
Local: Prefeitura de Araçatuba
Endereço: Rua Coelho Neto n.º 73 – Vila São Paulo
10h – Encontro com Prefeitos e Prefeitas
Local: Prefeitura de Araçatuba
Endereço: Rua Coelho Neto n.º 73 – Vila São Paulo
14h30 – Visita ao Instituto Federal de Birigui (Reunião com professores, funcionários e reitoria)
Endereço: Rua Pedro Cavalo n.º 709 – Residencial Portal Pérola II
16h – Visita à Santa Casa de Araçatuba
Endereço: Rua Floriano Peixoto n.º 896 – Vila Mendonça
Padilha é parceiro da Região de Araçatuba
Padilha é um grande amigo e parceiro de longa data da população dos municípios da Região Administrativa de Araçatuba. Como ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014), Padilha fez muito pelo povo da região, sendo o responsável pela chegada de profissionais do Programa Mais Médicos nos municípios, por viabilizar a UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas); a construção e reforma de postos de saúde; fortaleceu o Programa Farmácia Popular; beneficiou milhares de pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma e medicamentos para doenças crônicas nas farmácias populares com descontos de até 90% (remédios para rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e também fraldas geriátricas). Também investiu nas equipes de Saúde da Família e do Brasil Sorridente, além de conquistar ambulâncias e UTIs Móveis para as cidades.
Como deputado federal (2019-2022), Padilha destinou mais de R$ 1,4 milhão em emendas parlamentares para as cidades da Macro Araçatuba.
Agora, como ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Padilha continuará lutando para viabilizar cada vez mais recursos para melhorar a qualidade de vida da população.
Sobre Alexandre Padilha
Alexandre Padilha é médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor do programa de residência multiprofissional em atenção primária da Universidade Nove de Julho/UNINOVE, professor de Atenção Primária à Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic /SLMANDIC, professor colaborador das disciplinas do mestrado profissional do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp. Foi coordenador do Núcleo de Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo (NUMETROP/USP). É membro do Grupo Consultivo Nacional do Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA).
No período de 2000 a 2004, como médico supervisor do NUMETROP/USP, supervisionou as ações de assistência em saúde, pesquisa e formação de profissionais do Núcleo, a implementação do Ambulatório dos Viajantes/Centro Especializado de Imunização no Hospital das Clínicas/FMUSP e coordenou projetos do Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde (OMS), com trabalhos publicados em revistas acadêmicas internacionais e nacionais, em especial sobre saúde coletiva e medicina tropical. Entre 2004 e 2005 foi Diretor Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Foi Ministro de Estado das Relações Institucionais da Presidência da República, no período de 2009 a 2010, tendo sido dirigente da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República no período de 2005 a 2009. Foi Ministro de Estado da Saúde no período de 2011 a 2014.
De janeiro a agosto de 2015, foi Secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo e no período de Setembro de 2015 a Dezembro de 2016, foi Secretário Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo.
Padilha é atualmente ministro das Relações Institucionais do Governo Lula e Deputado Federal licenciado pelo Partido dos Trabalhadores, reeleito para o segundo mandato (2023/2026) pelo Estado de São Paulo com 140.037 votos.
Mais informações: Fernando Zar (18) 99725-3386/ Rodrigo Funchal (11) 95440-7313