O governador do Piauí, Rafael Fonteles(PT), assinou acordos de cooperação, nesta segunda-feira (24), com a Comunidade Intermunicipal do Oeste de Portugal (Oeste CIM), composta por 12 municípios portugueses.
Os acordos buscam promover e fortalecer as relações entre o Piauí e Portugal nas áreas de gestão, educação, economia, turismo, cultura, tecnologia, mar e pesca, energias renováveis e desenvolvimento sustentável.
No primeiro acordo ficou estabelecido que o Piauí e a Oeste CIM devem incentivar a cooperação econômica, facilitando o comércio e investimentos; promover intercâmbios e programas de turismo; fomentar trocas culturais; compartilhar conhecimentos e experiências voltadas à transformação digital; colaborar com o desenvolvimento sustentável e discutir a implementação de políticas públicas.
Rafael Fonteles destacou a importância da parceria. “A cooperação é fundamental para o desenvolvimento de diversas áreas, especialmente as de transição energética, governo digital e economia do mar. Acreditamos que essa parceria vai gerar bons frutos ao Piauí, pois são setores valorizados tanto por nós quanto pelos portugueses”, disse.
O segundo acordo, que conta com a participação do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar de Portugal (For-Mar), quer potencializar o trabalho que será realizado na Escola do Mar, em Luís Correia, que ofertará cursos técnicos profissionalizantes voltados à economia do mar.
A cooperação busca desenvolver a educação profissional e tecnológica nessa área, estimular pesquisas científicas e o empreendedorismo, além de promover a qualificação de mão de obra para o Porto.