O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, anunciou em visita ao Hospital de Base (HB) de Rio Preto, na manhã deste sábado, 22, a chegada de um novo acelerador linear para realização de radioterapia na instituição. Segundo o ministro, o equipamento deve chegar em setembro próximo e o hospital receberá também um novo tomógrafo, para tratamento de pacientes com câncer.
Ainda no HB, Padilha anunciou a retomada do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). Ambos ajudarão a instituição a receber recursos para tratamento de pessoas com câncer e reabilitação de Pessoas com Deficiência (PCDs).
“Eu como médico tenho orgulho de estar novamente no complexo Funfarme, instituição que sempre valorizou tanto o SUS e é fundamental na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento da ciência e da medicina”, afirmou Padilha.
Durante a manhã, o ministro participou de uma reunião com diretores da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e de suas unidades, que contou também com a presença de outras lideranças políticas, como o presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), Dilmo Resende, dirigentes da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e a Deputada Estadual Beth Sahao.
“O setor de radioterapia começou quando eu ainda era Ministro de Saúde, em 2013. Agora o ministério está expandindo esse trabalho, com a chegada de um segundo acelerador linear, renovando o pacto de atendimento da radioterapia do HB”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
O Setor de Radioterapia do HB possui ampla área de 1.524m², que ocupa o subsolo dos blocos C e D do complexo hospitalar da Funfarme. O hospital já dispõe de uma casamata, sala especialmente construída para abrigar o novo acelerador linear anunciado pelo ministro. A casamata possui paredes de concreto com espessura que varia 1,25 e 2,5 metros para impedir que a radiação incida para o exterior.
“O ministro sempre foi muito parceiro da nossa instituição, procurando trazer benefícios, credenciamento de leitos e ampliações ao HB. Ele é muito envolvido com saúde, pela sua formação como médico, e as melhorias anunciadas irão beneficiar milhares de pacientes da nossa região”, disse o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares.
Segundo o Dr. Horácio Ramalho, ex-diretor executivo da Funfarme durante o mandato de Padilha no Ministério da Saúde e atual diretor administrativo do Hospital Municipal (HM) de Rio Preto, Padilha foi essencial para a reestruturação do HB quando a instituição precisou de investimentos.
“Ele nos visitou, viu a dimensão e importância do HB e, desde então, se colocou à disposição da nossa comunidade. Com isso, foram realizados diversos investimentos, que possibilitaram a chegada do primeiro acelerador linear de radioterapia, expansão do setor de hemodinâmica, credenciamento de leitos de UTI, dentre outras melhorias”, disse.
Ao fim da reunião, o ministro recebeu o título de Amigo da Saúde do HB, entregue pelo diretor Jorge Fares. “Uma instituição pública tão importante como a Funfarme sempre poderá contar com nosso amparo”, finalizou Padilha.
Padilha é grande parceiro do Hospital de Base e de Rio Preto
Durante o período que atuou como ministro da Saúde do Governo Dilma, entre os anos de 2011 e 2014, Padilha realizou muitas ações em São José do Rio Preto: beneficiou aproximadamente 94,3 mil pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma no município, por meio do Programa Saúde Não Tem Preço, e 49,1 mil pessoas com medicamentos com desconto nas 106 farmácias populares criadas desde o Governo Lula (2003-2010). Além de articular a chegada de 10 profissionais do Programa Mais Médicos, 3 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), construção de 2 postos de saúde e a reforma de outra unidade, a atuação de 40 equipes da Saúde da Família e 19 equipes do Programa Brasil Sorridente, e a implantação de 2 unidades do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Também foram conquistadas 8 ambulâncias básicas e 2 UTIs móveis.
Como deputado federal, Padilha destinou emenda de R$ 300 mil para o Hospital de Base de Rio Preto.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação do Hospital de Base de São José do Rio Preto e Redação Galera Vermelha