Chefe do Executivo juquiaense participou de audiências na Secretaria de Relações Institucionais e na Caixa em busca de recursos para a cidade do Vale do Ribeira
Em visita a Brasília, o prefeito de Juquiá (SP), Gilberto Matsusue (PSB), destacou na quarta-feira (31/05), a agenda positiva que teve com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto, ao dizer que o atendimento às reivindicações apresentadas pela chefe do Executivo juquiaense trazem grandes expectativas de concretização para a população da cidade localizada na Região do Vale do Ribeira, no interior do estado de São Paulo.
Prefeito Gilberto, acompanhado do chefe de gabinete, Ercias Muniz de Lima, participou de audiência na SRI (Secretaria das Relações Institucionais), com o Coordenador Geral de Acompanhamento Regional, Humberto Tobé, e as assessoras Rosangela e Elisa, e enfatizou que a parceria do Governo Lula e do ministro Padilha com o município trará muitos frutos para a população, especialmente nas áreas da Agricultura e da Assistência Social.
“A Secretaria de Relações Institucionais acolheu as solicitações de recursos para Juquiá. Em seguida foram atendidos pelo Ministro Alexandre Padilha, que se colocou à disposição para ajudar o município de Juquiá. Agradecemos imensamente ao Ministro Alexandre Padilha e toda sua equipe pelo excelente atendimento recebido”, comentou o prefeito.
Recursos para Agricultura e construção do CRAS
No ofício, o prefeito ressalta que o município, que possui 18 mil habitantes, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, sendo a maior fonte a agricultura, na forma de seus pequenos e médios agricultores que possuem na produção diversificada o abastecimento local e em São Paulo, necessita de apoio do governo federal para aquisição de uma maquina do tipo Pá Carregadeira para atender as estradas e, deste modo, melhorar o escoamento da produção.
Outra demanda apresentada no documento é a liberação de recursos para a construção do CRAS (Centro de Referencia em Assistência Social), pois atualmente o CRAS funciona de
maneira muito precária em um prédio pequeno, o que dificulta sobremaneira o atendimento da população mais vulnerável.
Agenda na Caixa
O prefeito Gilberto também fez uma solicitação de agenda na Presidência da Caixa Econômica Federal para tratar de dívida de entidade do município. Atendendo ao pedido do ministro Padilha foram encaminhados à Sede da Caixa, onde foram recebidos pelo assessor da presidência, Vanderlei Siraque, e pelo diretor Murilo Miranda, que fizeram o primeiro atendimento e se colocaram a disposição para trabalhar pela solução do problema.
As agendas com o ministro Padilha e na Caixa foram articuladas através do coordenador regional da Macro PT Vale do Ribeira, Raul Calazans, que dialogou com o prefeito Gilberto e o chefe de gabinete Ercias e fez a interlocução para que as audiências em Brasília fossem realizadas com sucesso. Referência do Governo Lula e do ministro Padilha na região, Calazans tem dialogado com prefeitos e lideranças, a fim de que a parceria com o governo federal se concretize em cada vez mais melhorias para a população.
Padilha é parceiro de Juquiá
Alexandre Padilha tem parceria de longa data com o município de Juquiá. Como ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014) trouxe 2 profissionais do Programa Mais Médicos; beneficiou mais de 3 mil pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, ou com desconto no município; fortaleceu o Programa Farmácia Popular; reformou postos de saúde; e investiu nas equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal.
A cidade de Juquiá está localizada na Região do Vale do Ribeira do estado de SP. Conta com população de 19.390 habitantes (prévia do Censo 2022) e está distante cerca de 160 km da capital paulista.
De acordo com Padilha, porta-voz e um dos principais ministros do Governo Lula, a parceria do governo federal e do Congresso Nacional com os municípios brasileiros vai ajudar cada vez mais a melhorar a qualidade de vida em cada cidade do país.
O presidente Lula, o governo federal aumentou os recursos da alimentação escolar ajudando o reforço da qualidade da alimentação nas escolas municipais. O Presidente Lula e o Ministério da Saúde aumentaram os recursos para a área da Saúde, lançou o Programa Mais Médicos, o Programa de Aquisição de Alimentos e o andamento do Minha Casa Minha Vida, o novo Minha Casa Minha Vida”, complementa.
Em 2023, Padilha tomou posse do mandato parlamentar da reeleição na primeira sessão do ano, em fevereiro, quando ocorreu a eleição para a mesa diretora e presidência da Câmara dos Deputados, e depois retornou ao cargo de ministro do Governo Lula.
Nos próximos meses, Padilha cumprirá agendas quinzenais em várias regiões do estado de São Paulo, sempre fazendo um balanço do Governo Lula e a previsão de novos recursos e programas para os municípios. A programação no Região do Vale do Ribeira será anunciada em breve.