A deputada federal por Mato Grosso do Sul, Camila Jara (PT), participou da abertura do Acampamento Terra Livre (ATL).
Segundo a petista este é um evento importantíssimo que ocorre anualmente, reunindo lideranças indígenas de todo o país na Capital Federal para discutir questões relacionadas aos seus direitos territoriais, culturais e ambientais.
O ATL é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, uma rede que representa mais de 300 povos indígenas no país.
Entre as principais pautas do ATL estão a luta de terras indígenas, a defesa da saúde e da educação indígena, a luta contra o racismo e o preconceito, e a defesa dos recursos naturais e do meio ambiente.
Além disso, o evento também busca promover a troca de experiências e conhecimentos entre as lideranças indígenas, fortalecendo a articulação entre os povos.
“O Acampamento Terra Livre é, portanto, um espaço fundamental para a luta dos povos indígenas por seus direitos e para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Através dele, as lideranças indígenas têm a oportunidade de se articular e de se mobilizar em defesa de suas causas, mostrando que a diversidade cultural e étnica é uma riqueza a ser valorizada e protegida. Estamos juntos com os povos indígenas na luta por seus territórios, meio ambiente e seus direitos”, ressaltou a petista.