O deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Alexandre Lindenmeyer(PT) participou nesta terça-feira (25) de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara que debateu a situação da indústria naval no Brasil.
Proposta pelo deputado Jorge Solla do PT da Bahia, a audiência reuniu representantes de trabalhadores e da indústria naval para discutir as possibilidades de reativação do setor no Brasil.
“No início do seu terceiro mandato como presidente, Lula já garantiu que o reaquecimento da indústria naval será uma das prioridades do governo para retomar o crescimento da economia brasileira”, ressaltou.
A indústria naval brasileira vivenciou um momento de expansão pelas encomendas crescentes da Petrobras desde 2001, mas somente em 2003, quando o presidente Lula estabeleceu prioridade para os estaleiros locais, com a exigência de compras de fornecedores brasileiros, vimos o renascimento da indústria naval brasileira, que à época contava com apenas 2,5 mil vagas de emprego abertas. Já em 2006, foi possível contabilizar 19.600 empregos.
“O reitor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Danilo Giroldo, também acompanhou a audiência. Reforcei o convite para que o deputado Jorge Solla integre a Frente Parlamentar da Indústria Naval, que protocolei e deveremos instalar no mês de maio na Câmara Federal”, ressaltou.