MENU

“ACELEREM OS TRABALHOS”, DETERMINOU LULA A MINISTROS SOBRE TRAGÉDIA NO LITORAL DE SÃO PAULO

Presidente orientou que o governo não preste apenas apoio humanitário às cidades atingidas, mas que colabore também na reconstrução, segundo contou Waldez Góes

O presidente Lula (PT) se reuniu na tarde desta quarta-feira (22) com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades) e o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo.

“Acelerem os trabalhos”, determinou o presidente em relação à tragédia que se abateu sobre o litoral de São Paulo. Diante da chuva mais forte já registrada na história do país, a região sofreu com alagamentos e deslizamentos de terra. Até o momento, foram confirmados 49 óbitos. São mais de 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados.

Segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo, “Lula pediu que seus ministros se empenhem ao máximo para restabelecer a prestação de serviços públicos para que a vida das pessoas comece a voltar ao normal o quanto antes”.

O trabalho integrado e interministerial do governo federal no auxílio a São Paulo já permitiu a liberação de mais de R$ 7 milhões do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). São itens como cestas básicas e kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, além de colchões e combustível.

“Inclusive foi uma orientação que demos a pedido do presidente Lula, que os planos não ficassem apenas na ajuda humanitária, mas que já fossem trabalhados os planos de restabelecimento e reconstrução da cidade”, indicou o ministro”, contou Waldez Góes.

Repercussão

Lideranças do PT no estado de São Paulo repercutiram a reunião do Governo Lula.

De acordo com o coordenador regional da Macro PT Alta Paulista, Sidney Teruel, “a atitude do presidente Lula demonstra a responsabilidade que o governo federal tem de cuidar da população, principalmente aquele que necessita de políticas públicas e recursos com mais urgência.”

Para o coordenador regional da Macro PT Araçatuba, Fernando Zar, “em primeiro lugar, o presidente Lula tem preocupação social para que todos os esforços sejam para dar suporte a todas as famílias que sofreram com as perdas e intensificar ações para amenizar o sofrimento das mesmas neste momento de solidariedade.”

Segundo o coordenador regional da Macro PT São José do Rio Preto, Ariovaldo Soriano de Castro, o Castrinho, “o presidente Lula e os ministros estarão unidos para trabalhar pela reconstrução dos locais afetados pelas fortes chuvas e prestar todo apoio para as famílias.”

Na opinião do coordenador regional da Macro PT Vale do Ribeira, Raul Calazans, “o presidente Lula imediatamente já articulou na ida ao Litoral Norte, junto ao governador do estado de SP e ao prefeito de São Sebastião, para que se unam esforços para agilizar o apoio e reconstrução dos locais com recursos e doações do povo”. Na visão do dirigente, isso agora se consolida na reunião com os ministros na quarta (22).

Fonte: Brasil 247

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA