“O Consórcio Intermunicipal do (Grande) ABC, além de obras e ações concretas dos municípios, tem um papel decisivo no debate do desenvolvimento econômico do ABC. Vocês podem contar com o governo federal, com a liderança do presidente Lula, para a gente retomar o desenvolvimento econômico da região. Parabéns, presidente Marcelo Oliveira! Conte com o governo do presidente Lula para a gente fortalecer cada vez mais o Consórcio Intermunicipal do ABC.”
A declaração do ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, na manhã desta sexta (3/2), durante a cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, reafirma o compromisso do Governo Lula com a retomada da parceria com os municípios da região, na articulação de recursos dos programas de desenvolvimento econômico e social para melhorar a qualidade de vida da população.
Retomada de obras paralisadas
De acordo com o ministro das Relações Institucionais, levantamento do Tribunal de Contas da União aponta que mais de 14 mil obras com recursos do governo federal foram paralisadas nos últimos quatro anos (durante o período do Governo Bolsonaro).
“Nosso esforço conjunto vai ser retomar essas obras. Nós estamos convidando e convocando os prefeitos e prefeitas para junto conosco, com os governos estaduais, identificar as obras prioritárias de cada região, de cada estado, para que a gente retome essas obras no Brasil”, conclama Padilha.
Programas como o PAC Mobilidade Urbana, o Minha Casa Minha Vida e apoio à redução nas filas de cirurgias do SUS (Sistema Único de Saúde), além de investimentos na educação e nas campanhas de vacinação estão na lista de prioridades.
Democracia mais forte
Padilha também deixou um recado sobre a democracia sair vitoriosa, mesmo em meio às tentativas de golpe, principalmente com os ataques aos três poderes no dia 8 de janeiro. “Vamos unir e reconstruir o Brasil com forte parceria com governadores e prefeitos”, ressalta o ministro, em relação ao diálogo aberto do presidente Lula com os estados e municípios, independente de partidos e posições políticas.
Entre os dias 13 e 15 de março deste ano, Lula e Padilha devem participar de encontro com a Frente Nacional dos Prefeitos e, no mesmo mês, entre os dias 27 e 30, da XXIV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios.
Retomada da parceria
O vereador de Mauá e presidente do Partido dos Trabalhadores na cidade, Junior Getulio, também fez questão de prestigiar a posse da nova direção do Consórcio e destacou a participação de Padilha, ao mencionar o olhar do Governo Lula para que a região possa receber mais recursos federais.
“Como deputado federal, Alexandre Padilha foi um grande parceiro da nossa região e de Mauá, ao destinar várias emendas para as áreas da Saúde, Cultura e Social. Agora, como ministro das Relações Institucionais vai ajudar o presidente Lula a governar o país e conquistar mais investimentos para o povo das sete cidades de nossa região”, ressalta.
Protagonismo da região
Para o ex-vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores de Santo André, Antonio Padre, a presença de um dos mais importantes ministros do presidente Lula nesta atividade demonstra a força da região e a preocupação do governo federal com o desenvolvimento econômico e social do ABC.
“Nosso ministro Alexandre Padilha veio reforçar esse compromisso do Governo Lula em retomar a parceria com os municípios de nossa região, na busca da retomada de relevantes projetos para a população do ABC Paulista”, enfatiza.
Leia mais: