O presidente do Congresso Nacional, David Alcolumbre, devolveu a MP 979/2020 ao governo Federal. A medida tinha o intuito de dar mais poder ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que ele escolhesse reitores temporários, interventores, em universidades e institutos federais durante a pandemia de Covid-19.
O líder da Bancada do PT na Câmara, Enio Verri afirmou: “A decisão do presidente do Senado, David Alcolumbre, de devolver a autoritária MP 979 ao Executivo, foi a decisão necessária e à altura para rechaçar mais um vil ataque de Bolsonaro contra a democracia e as instituições acadêmicas brasileiras. O Poder Legislativo está atento”.
“A devolução da MP 979 representa uma vitória da sociedade, que não vai aceitar calada a violação aos princípios constitucionais da autonomia universitária”, declarou o líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
A maioria dos parlamentares petistas comemoraram a decisão através de suas redes sociais e demonstraram que estarão sempre trabalhando em prol da democracia e da educação, cuidando da população contra qualquer decisão que esteja contra a Constituição Federal.