MENU

Macro Araçatuba: Jornada do PT Paulista debate organização e fortalecimento do partido para as eleições 2024

Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo encerrou na manhã de domingo (09/07), a Jornada de Mobilização Regional pelas Macrorregiões do estado paulista. O 20º encontro aconteceu na Macro Araçatuba e reuniu cerca de 200 lideranças e militantes, na Câmara Municipal de Araçatuba, com objetivo de analisar a conjuntura atual no Brasil, Estado de SP e aprofundar o cenário político regional para fortalecer o PT na região. Na capital paulista, o encontro acontecerá no início de agosto.

Estiveram representadas diversas cidades como Araçatuba, Avanhandava, Buritama, Andradina, Guaiçara, Penápolis, Brejo Alegre, Itapura, Birigui, Guararapes, Promissão, Lins, Gabriel Monteiro, Bento de Abreu, Guaraçaí, entre outras, na atividade que debateu a análise de conjuntura nacional, estadual e regional; os avanços do Governo Lula e a organização do PT para enfrentar os próximos desafios e se preparar para as eleições de 2024.

As primeiras 19 edições aconteceram em Presidente PrudenteAlta PaulistaLitoral NorteVale do ParaíbaCampinasJaúOurinhos, ABCSudoeste PaulistaSorocaba, Osasco, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Guarulhos/Alto Tietê,  Mogiana, Ribeirão Preto, Mantiqueira, Noroeste Paulista e São  José  do  Rio  Preto.

Cenário eleitoral, desafios e Governo Lula

A abertura do encontro contou com um breve vídeo sobre a história do Partido dos Trabalhadores e apresentação do coordenador regional Fernando Zar sobre o diagnóstico político e eleitoral da Macro. Logo após, a mesa foi composta pelos membros da direção estadual: Kiko Celeguim (presidente estadual do PT-SP e deputado federal), Luiz Turco (secretário de Organização do PT-SP), Cilene Obici (secretária de Finanças do PT-SP), Tais Maciel (secretária de Formação do PT-SP), Wellington Diniz (secretário de Movimentos Populares do PT-SP), o coordenador regional Fernando Zar, a deputada estadual Ana Perugini, a superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no estado de SP, Sabrina Diniz, e o ex-tesoureiro do PT Nacional, Delúbio Soares.

Kiko fez uma análise de conjuntura sobre as conquistas do Governo Lula neste primeiro semestre de 2023, a retomada do desenvolvimento econômico e social e a relação com o Congresso Federal. Salientou a importância de reforçarmos a comunicação com os municípios e suas respectivas lideranças para que os investimentos do Governo Lula sejam informados à população local.

Organização, finanças, mobilização e formação

Turco falou sobre a organização do partido, a reestruturação dos diretórios, a projeção para as eleições 2024 (alianças partidárias, formação de chapas) e a relação com a Federação Brasil da Esperança; Cilene abordou o tema das finanças e a questão da prestação de contas nos diretórios; Tais recordou a importância da formação dos dirigentes, pré-candidatos e novos filiados e novas filiadas, e da Jornada de Formação Nova Primavera; Wellington Diniz destacou a mobilização dos movimentos sociais na defesa das pautas benéficas para a sociedade e as tarefas dos comitês populares de luta; Sabrina Diniz enfatizou a retomada do protagonismo do Incra e da luta pela reforma agrária.

O ex-tesoureiro do PT Nacional, Delúbio Soares, também apresentou a palestra “O Réu Sem Crime”. Ele tem percorrido diversas cidades paulistas e outros estados restabelecendo a verdade, divulgando a Revista “Réu Sem Crime” e debatendo a perseguição política (lawfare e as fakenews).

Participaram também a vereadora de Penápolis, Professora Jandinéia; o vereador de Buritama, Joãozinho Perez; o vereador de Avanhandava, Professor Giovani; o vereador de Birigui, Wagner Mastelaro; a ex-vereadora de Guaiçara, Brígida Pianta Fernandes; o ex-vereador de Brejo Alegre, Juvenal do PT; o vereador de Itapura, Cheizon Tavares Manoel; o vereador de Promissão, Paulinho Mioto; o ex-vereador de Promissão, Gárgaro; a ex-vereadora de Araçatuba e secretária de Mulheres da Macro, Durvalina Garcia; a secretária de Organização da Macro Araçatuba e do Diretório do PT Araçatuba, Adriana Lopes dos Santos Zar; a liderança do PT no interior do estado de SP, Rodrigo Funchal; o ex-vereador de Gabriel Monteiro, Davi Alves; a ex-vereadora de Bento de Abreu, Marinete Cavalcante; o ex-deputado estadual Professor Tito; a ex-vice-prefeita de Guaraçaí, Marta Mendes;  a gerente do entreposto da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) de Araçatuba, Carla Cristiane Assis, além de presidentes dos diretórios locais e representantes de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

Acesse a Galeria de Fotos:

BUSCA RÁPIDA