Por determinação do prefeito de Diadema José de Filippi (PT), a cidade participa de reuniões em Brasília para ajustes que darão fôlego financeiro capaz de oferecer saúde fiscal de longo prazo ao instituto municipal.
Comitiva da Prefeitura de Diadema se reuniu nesta semana com representantes do Ministério da Previdência com objetivo de fazer avançar plano para dar sustentabilidade duradoura ao Ipred, o Instituto de Previdência de Diadema.
O secretário de Finanças de Diadema, Francisco Funcia, e o diretor-presidente do Ipred, Rubens Martins, participaram de reunião do Grupo de Trabalho montado na FNP (Frente Nacional de Prefeitos) para debater a saúde financeira de regimes próprios de Previdência Social.
O encontro contou com a participação do secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério, Paulo Roberto dos Santos Pinto.
A FNP constituiu um documento de demandas em conjunto para que o Ministério da Previdência seja motor de um plano de sustentabilidade das previdências municipais – segundo a Frente, cerca de 2.200 municípios contam com regimes próprios previdenciários, aproximadamente 40% das cidades brasileiras.
O documento traz reivindicações que envolvem mudanças na cobrança do Pasep, reabertura de parcelamento estendido de débitos previdenciários sem exigência de reforma da Previdência dos institutos e alteração temporária da obrigatoriedade do equilíbrio atuarial e financeiro para emissão da CRP, a Certidão de Regularidade Previdenciária.