Nesta terça-feira (12) o presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp, deputado Paulo Fiorilo (PT), comandou reunião virtual com o embaixador e o cônsul-geral da França, Affonso Massot e Yves Teyssier.
O petista e os parlamentares da comissão conversaram sobre projetos de integração entre a França e o Estado de São Paulo, e investimentos nas áreas da educação, ciência, tecnologia, economia e cultura.
O Brasil tem relação diplomática e comercial estratégicas com a França desde 2006. Segundo o embaixador Affonso Massot, o Brasil é o principal parceiro da França entre os países da América Latina, com 21% das transações, segundo dados da Câmara de Comércio França-Brasil.
O presidente da Comissão reuniu propostas de parcerias, como a criação de escolas bilíngues, cursos de francês disponibilizados na Alesp direcionados tanto ao público em geral quanto aos funcionários da Assembleia, e o estreitamento das relações com as cidades dentro do Estado de São Paulo.
“Na minha época, os professores brasileiros não estavam preparados para dar aulas de francês. Essa iniciativa poderia ser o primeiro passo para ajudar as periferias a ter contato com a língua e com a cultura”, disse Fiorilo. Por fim, o petista convidou os representantes franceses para uma visita à Alesp.