MENU

Vicentinho parabeniza a CUT pela realização de seu 14º Congresso Nacional

O deputado Vicentinho (PT-SP) parabenizou durante pronunciamento no plenário da Câmara, nessa quarta-feira (25), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) pela realização de seu 14º Congresso Nacional (ConCUT), encerrado no último domingo (22) na capital de São Paulo. O petista informou aos seus colegas de parlamento que, na ocasião, além da reeleição de seu atual presidente Sérgio Nobre – metalúrgico do ABC – e a composição do restante da diretoria, também foram definidas as pautas das mobilizações da entidade para os próximos anos. Com destaque para a defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia brasileira.

“E a pauta desses 4 dias de congresso, além de uma reflexão internacional, foi também a luta pelo fortalecimento do movimento sindical e a luta pelos direitos da classe trabalhadora retirados com esta maldita reforma da Previdência e trabalhista. E a outra pauta foi a garantia da democracia, como a oportunidade de o povo debater e discutir”, disse o petista.

Ao enaltecer a participação dos cerca de 2,5 mil delegados e delegadas que representaram na CONCUT os trabalhadores e as trabalhadoras de todas as regiões do País, Vicentinho também se comprometeu a continuar apoiando no parlamento as causas defendidas pela CUT.

“Eu quero dizer aos meus companheiros do movimento sindical: contem com este parlamentar. Eu estou deputado, sou sindicalista. Eu estou aqui no Parlamento, sou advogado da classe trabalhadora. Eu estou aqui para defendê-los junto com a minha bancada, junto com as bancadas progressistas”, afirmou.

Eleição

No ano em que a CUT Nacional completa 40 anos, o metalúrgico do ABC, Sérgio Nobre, foi reeleito presidente da maior central sindical da América Latina e quinta do mundo, para o período 2023- 2027. A eleição ocorreu no sábado (21), durante o “14º Congresso Nacional da CUT – Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, realizado na capital de São Paulo.

Sérgio Nobre agradeceu a todas as cerca de duas mil lideranças, delegados e delegadas dos ramos, dos estados que ajudaram a eleger, em suas palavras, uma chapa de qualidade, combativa, que vai ter a tarefa de conduzir a Central nos próximos quatro anos.

“Muito obrigado a todos e todas que nos ajudaram a construir a unidade. Essa unidade é fundamental para a gente enfrentar essa conjuntura difícil. Quero agradecer muito de coração os companheiros e companheiras que estão deixando mandato neste momento. Podem ter certeza que estão deixando sua missão cumprida, contribuíram muito na nossa trajetória até aqui”.

CUT

Sérgio Nobre é reconduzido à presidência da CUT. Foto: Dino Santos/Site da CUT

Fundada em 28 de agosto de 1983, a CUT completa 40 anos neste ano. Maior central sindical do Brasil, da América Latina e 5ª do mundo, a CUT conta atualmente com 3.806 entidades filiadas, 7,9 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados e cerca de 24 milhões na base.

A estrutura de organização da CUT está dividida em dois níveis: horizontal, com uma estrutura nacional e com representações da entidade nos 26 estados e no Distrito Federal, além da organização vertical, com representações sindicais de base por ramo de atividade econômica: sindicatos, federações e confederações.

Além disso, a CUT conta ainda com organismos para o desenvolvimento de políticas específicas e assessoria. Dentre eles, a Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), o Instituto Observatório Social (IOS), o Instituto Nacional de Saúde no Trabalho (INST), além de sete Escolas Sindicais e uma Escola de Turismo e Hotelaria.

Fonte: Héber Carvalho – PT na Câmara com informações da CUT

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA