MENU

Vicentinho defende aprovação de projeto que cria o Dia Nacional da Comunidade Muçulmana

Vicentinho Dia Nacional da Comunidade Muçulmana

O deputado Vicentinho (PT-SP) enalteceu durante pronunciamento no plenário da Câmara, nesta semana, o início do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos por acreditarem que, neste período em 610 d.C., na região da Arábia Saudita, o Arcanjo Gabriel desceu do céu para entregar o Alcorão (livro sagrado contendo a mensagem de Allah) ao profeta Maomé. Neste ano, o Ramadã terá início no próximo dia 11 de março. No discurso, o petista defendeu ainda a aprovação do projeto de lei (PL 10.941/2018) – de sua autoria – que cria o Dia Nacional da Comunidade Muçulmana.

Durante o discurso, o petista explicou como os muçulmanos celebram o Ramadã. “O mês do Ramadã é o mês no qual os muçulmanos jejuam da aurora até o pôr do sol, em obediência a Deus, como uma forma de purificação espiritual, mental e física, além de ser uma forma de sentir na pele o que os necessitados sentem, a fome e a sede, como incentivo às pessoas para ajudarem os menos favorecidos”, explicou Vicentinho.

Oração

O parlamentar detalhou ainda que, após o pôr do sol os muçulmanos fazem uma oração (Magrib) e realizam um jantar de confraternização entre as pessoas (Iftar). “Ao final do mês, os muçulmanos celebram uma cerimônia religiosa. Depois, há uma grande confraternização com todas as pessoas, independentemente de suas condições”, afirmou ainda o petista.

E para marcar a importância desta comemoração e das pessoas que a praticam no Brasil, Vicentinho defendeu ainda a aprovação de seu projeto de lei que cria o Dia Nacional da Comunidade Muçulmana no Brasil.

“Trouxe esta mensagem, para falar da importância dessa comunidade, uma comunidade que chegou ao Brasil juntamente com os descobridores — dois deles chegaram ao Brasil em 1500. Queria, portanto, homenagear essa comunidade e falar do nosso compromisso com ela. Eu sou membro do Parlamento Internacional pela Tolerância e Paz. No dia em que houver respeito entre as religiões, no dia em que, em vez de competição, a relação entre as religiões for de comunhão, o Brasil e a Terra serão outro”, concluiu o petista.

https://www.instagram.com/reel/C4L37D7PKZf/?igsh=cTNrYmM5b2U1eGhi

Fonte: Héber Carvalho – PT na Câmara

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA