O vereador de Mauá, Junior Getúlio (PT), destacou nesta terça-feira (04/04), o aporte de R$ 800 mil direcionado à cidade para auxiliar no custeio das obras de ampliação e reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Santista. A verba para a execução das intervenções foi conquistada junto ao mandato do deputado federal licenciado Alexandre Padilha, atualmente ministro das Relações Institucionais do Governo Lula.
O serviço já está em andamento e a expectativa é de que a unidade seja entregue no segundo semestre deste ano.
De acordo com Junior Getulio, uma das grandes novidades dentro das reformas na UBS do Jardim Santista será a criação da “Sala da Comunidade”. Na nova ala, os usuários do serviço público de saúde poderão contar com acompanhamento de gravidez, reunião com gestantes e orientações sobre atividades físicas, entre outros tipos de atendimentos voltados à população local.
Ainda segundo o vereador, os moradores do bairro ganharão muito com a nova unidade. “A reforma e ampliação da UBS do Jardim Santista é uma obra muito aguardada pelos moradores daquela região e irá trazer inúmeros benefícios a todos. Será uma unidade moderna, capaz de atender as pessoas com mais conforto e qualidade e que terá novas opções aos usuários. Fico muito orgulhoso em ter contribuído com essa conquista”, disse.
O parlamentar também elogiou a atual gestão do prefeito Marcelo Oliveira (PT), que tem sido responsável por uma série de obras nas unidades de saúde do município, por meio do programa “Mais Por Mauá”, que prevê o investimento de R$ 500 milhões em diversas áreas.
“O prefeito Marcelo Oliveira tem tido um grande mandato, cheio de conquistas para Mauá e a prova disso são as melhorias que estão acontecendo em vários setores. Esse trabalho tem sido fundamental, principalmente para a saúde, com a entrega de reformas de UBSs e UPAs e com a recente entrega do primeiro posto de coleta de sangue de Mauá, o qual tive o prazer de ter contribuído nas conversas entre o Paço e a Colsan (associação responsável pelo equipamento) e também sendo o primeiro doador. São ações como essas que mostram que Mauá está caminhando na direção certa”, pontuou.
Conforme a Prefeitura de Mauá anunciou, no pontapé inicial das obras da UBS do Jardim Santista, o trabalho no local terá três etapas, com a construção do espaço auxiliar da unidade, que trará a reestruturação da farmácia, sanitários, gerência, dois consultórios, sala de ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), Administrativo/RH, sótão, esterilização e expurgo. Também está prevista a troca do piso, pintura interna e novas instalações elétricas.
A UBS Santista tem 23.714 usuários cadastrados e realiza, em média, 2.800 atendimentos mensais.
Até o momento, unidades básicas de saúde como a do Macuco, do Jardim Kennedy, da Vila Magini e do Jardim Carlina já foram entregues, além do início das obras de reconstrução e ampliação da UBS São João. Outras unidades que passarão por intervenções são a do Parque São Vicente, do Jardim Zaíra 3 e da Vila Assis.