MENU

Vera Flores vai manter o ritmo intenso de trabalho no Legislativo, ouvindo a população, fiscalizando e cobrando mais pro-atividade do Executivo

Vera Flores, vereadora “em período integral”, como costuma dizer, vem lutando em várias frentes – Saúde, Educação e outras – , mas não descuida de uma função importante: a fiscalização do Executivo e a cobrança para que o município aproveite as parcerias oferecidas pelo governo federal. Leia a íntegra da entrevista da pré-candidata à reeleição em São Joaquim da Barra:

Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura a vereadora em São Joaquim da Barra?

A motivação sempre existiu, desde quando participava do movimento estudantil e sindical na cidade de Franca, em 1987. Depois vim para São Joaquim da Barra, onde hoje sou vereadora pelo PT.

Qual a principal bandeira/ slogan de sua pré-candidatura?

Meu slogan sempre foi “Uma mulher de coragem”.

Cite as três áreas prioritárias acompanhadas das propostas de sua pré-candidatura que pretende apresentar à população nesta pré-campanha?

Nos últimos anos venho me dedicando especialmente ao tema da Saúde, incluindo articulações com o ministro Alexandre Padilha. Tenho lutado para que a farmácia municipal tenha um anexo na UPA, com os remédios básicos (não os controlados ou de alto custo), para que a população possa retirar o medicamento após uma consulta, seja nos fins de semana ou à noite. Atualmente, quando há um feriado prolongado, por exemplo, a farmácia fica fechada por três, quatro dias. Também defendo que haja informatização do sistema para que a população não tenha que se deslocar para várias unidades para marcação de consultas, exames etc. Por fim, penso que o município precisa ter professores auxiliares para atender crianças autistas ou com deficiências intelectuais. Hoje as famílias têm que se descolocar para Morro Agudo para serem assistidas. É absurdo!

A outra prioritária é continuar trabalhando pelo terceiro setor. Fui eleita com o apoio das entidades assistenciais, então busco emendas parlamentares para todas, valorizando-as no município, articulando para que recebam repasses, como foi no período da pandemia da COVID-19. As entidades chegam aonde o município muitas vezes não chega e fazem o trabalho com maestria.

Também precisamos acompanhar tudo que é feito pelo governo federal e cobrar que o município faça parcerias. O PAC, por exemplo. O município poderia ter apresentado mais projetos e ser contemplado com mais obras, mas apresentou apenas um. Então temos que buscar o apoio do governo federal e ao mesmo tempo acompanhar para que o Executivo aproveite as oportunidades.

Outra prioridade é buscar a ampliação de programas estaduais, como por exemplo o Viva Leite, destinado a crianças de seis meses a cinco anos. A entrega hoje não supre a demanda.
O projeto Somos todas professoras é importante para que haja a valorização e a adequação salarial das muitas educadoras que hoje não têm esse reconhecimento. Várias cidades estão conseguindo adequar.

Como pretende buscar soluções para resolver os principais problemas da cidade?

Durante todo meu mandato tenho feito inúmeros requerimentos solicitando informações e fazendo pesquisas, pois com elas podemos fomentar políticas públicas e buscar parcerias com os governos estadual e federal. Outra frente é a fiscalização, que é outro papel do vereador e isso faço muito bem. Estou vereadora em período integral, pois me coloquei à disposição da população. Ouço muito as minorias e vejo o que elas esperam.

Na sua avaliação, quais investimentos do Governo Lula fazem a diferença na vida da população do município?

Os investimentos são ótimos. Estão sendo ampliados o Bolsa Família, as leis de incentivo e outras mais, mas precisamos trazer para São Joaquim da Barra o Minha Casa, Minha Vida Faixa 1, que subsidia a aquisição da moradia. Isso é importante porque o município não possui uma área para oferecer ao programa e por isso não se inscreveu.

Minibio
Nome: Vera Flores
Cidade natal: Delfinópolis (MG).
Data de Nascimento: 20/07/1969
Profissão: aposentada
Atuação na sociedade: como vereadora pelo PT atuo em todos os setores e como voluntária das entidades locais.

BUSCA RÁPIDA