MENU

Thais Menezes vem com a coragem da mulher que quer mudanças

Com trajetória de luta em várias frentes – causa LGBTQIA+, combate à violência contra as mulheres, moradia, meio ambiente e outras – Thais Menezes quer avançar no diálogo com o governo federal. “Já perdemos muitas oportunidades pela falta desse diálogo motivada pelo boicote da gestão municipal ao governo Lula”, afirma. Leia a íntegra da entrevista da pré-candidata a vereadora de Cajamar:

Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura a vereadora em Cajamar?

Toda minha trajetória em Cajamar está ligada à luta social. Nessa caminhada, pude conhecer lideranças que atuam em diversas frentes na cidade e dessas pessoas recebi um grande incentivo para me lançar como pré-candidata. Mas posso dizer sem dúvida que a motivação principal foi a compreensão de que Cajamar precisa de mudança. A cidade tem o potencial de entregar muito para sua população, mas os atuais representantes do povo eleitos entregam muito pouco, em especial para aqueles que mais precisam. Não há um único vereador eleito comprometido com a esquerda na cidade, e a atual gestão da Prefeitura que pretende fazer o sucessor é aliada de Tarcísio de Freitas, que representa o projeto de atraso e retrocesso do bolsonarismo por todo nosso país.

Qual a principal bandeira/ slogan de sua pré-candidatura?

Dentro desse cenário, nossa frase norteadora é “CORAGEM PRA MUDAR”, porque é necessária muita coragem para defender um projeto humanista, igualitário e de esquerda em nossa cidade, enfrentando os interesses dos coronéis que dominam a política e que só se importam em agradar os donos dos galpões logísticos e aparecer bem na foto nas redes sociais, enganando a população.

Cite as três principais áreas prioritárias acompanhadas das propostas de sua pré-candidatura que pretende apresentar à população nesta pré-campanha?

Como feminista, eu acredito que é possível combater a violência contra a mulher e o machismo, e lutar por políticas públicas de igualdade e autonomia para a mulher. Eu acredito que é possível combater a desigualdade tão grande em nossa cidade, onde a riqueza vai toda para os galpões e o povo sobrevive com trabalhos precários. Eu acredito que podemos conquistar os serviços públicos de qualidade que a população cajamarense merece. Eu acredito que podemos mudar a saúde pública de Cajamar, com fiscalização severa do Hospital Regional e atendimento humanizado em toda a rede. Eu acredito que a juventude de Cajamar merece atenção e cuidado, com espaço de lazer e cultura garantidos pelo poder público, e tarifa zero para todos os estudantes. Eu acredito que a educação pública pode ser muito melhor com a valorização do professor e do estudante, em colégios onde o futuro não esteja só no nome. Eu acredito que Cajamar pode ter uma universidade federal pública e gratuita, com ensino de ponta para preparar nossos jovens para esse futuro. Eu acredito que a cultura e os artistas locais precisam ser valorizados, e nunca esquecidos e menosprezados. Eu acredito que podemos cuidar melhor do nosso meio ambiente, superar a vergonha do saneamento básico em nossa cidade, que mesmo sendo muito rica polui os afluentes do seu entorno. Eu acredito que nossa população rural merece mais dignidade, um tratamento decente das estradas, linhas de ônibus mais constantes e com melhor manutenção, além de uma unidade de saúde de pronto atendimento para essa população. Eu acredito que a população LGBTQIA+ merece respeito, com políticas de acolhimento, proteção contra a violência e inserção no mercado de trabalho. Com coragem podemos fazer tudo isso virar realidade.

Como pretende buscar soluções para resolver os principais problemas da cidade?

Um dos graves problemas em Cajamar é a falta de diálogo com o governo federal. Um dos caminhos para alavancar a solução de problemas na cidade é um diálogo produtivo com o governo federal e os ministérios nas várias áreas em que há uma grave deficiência na cidade. Já perdemos muitas oportunidades pela falta desse diálogo motivada pelo boicote da gestão municipal ao governo Lula.
Além disso, a participação popular é fundamental, pretendemos realizar um mandato itinerante que esteja junto com o povo em todos os bairros, buscando soluções para os problemas da cidade.

Na sua avaliação, quais investimentos do Governo Lula fazem a diferença na vida da população do município?

Cajamar tem um grande índice de beneficiários do Bolsa Família. O programa Minha Casa, Minha Vida concedeu moradia para muitas famílias anos atrás, mas após o golpe [impeachment de Dilma Rousseff, em 2016] desmontar o programa, pouco foi feito e precisamos muito avançar nessa área. Essa é uma demanda que se eleita estaremos batalhando para construir junto ao governo. Além disso, Cajamar deveria estar dentro das obras do PAC devido ao seu grave problema de saneamento. Apesar da disposição do governo federal, a atual gestão não procurou apoio para resolver essa questão. Batalharemos para avançar nessas questões importantes para o meio ambiente e para a população.

Minibio

Nome: Thais Menezes
Cidade natal: São Bernardo do campo
Data de Nascimento: 09/05/1986
Profissão: bancária
Atuação na sociedade: secretaria de comunicação do Diretório Municipal do PT Cajamar; conselheira eleita duas vezes para o conselho gestor na Saúde; defesa da segurança; inserção e dignidade da população LGBTQIA+; organização da reciclagem no bairro e defesa do meio ambiente; militante feminista e ativista pelos direitos humanos.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA