A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta segunda-feira (18), um ato solene em homenagem a Luiz Gushiken, ex-deputado federal, ministro e fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT). Solicitada pelo líder da Bancada, Paulo Fiorilo (PT), a solenidade reuniu familiares, colegas de partido, parlamentares da Alesp e ex-companheiros de Gushiken.
“É uma homenagem necessária e justa a um companheiro que teve uma atuação importante contra a ditadura, no movimento sindical e no PT”, comentou Fiorilo. Além dele, os deputados da Bancada Luiz Claudio Marcolino, Eduardo Suplicy, Simão Pedro e Donato marcaram presença no evento.
Trajetória
Nascido em 1950, Luiz Gushiken iniciou sua trajetória política ainda na universidade durante os anos 1970. Formou-se em administração de empresas e trabalhou como bancário por mais de duas décadas, quando integrou o sindicato da categoria. Era presidente da associação durante uma das maiores greves de sua história, em 1985.
Na mesma época, Gushiken participou do processo de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ele presidiu o partido nacionalmente entre 1988 e 1990.
Ao mesmo tempo, o político foi eleito para três mandatos consecutivos como deputado federal entre 1987 e 1999. Em 2003, foi nomeado como ministro da Secretaria de Comunicação federal, chefiando a pasta até 2005.
Em setembro de 2013, em decorrência de um câncer no estômago que tratava desde 2002, Luiz Gushiken faleceu em São Paulo aos 63 anos.
“Gushiken fazia Política com ‘P’ maiúsculo. Era apaixonado por planejamento, pensava planejamento de curto, médio e longo prazo. Ele se foi há 10 anos, mas o que ele escreveu, praticou e fez no dia a dia será um roteiro, um caminho por onde queremos construir um novo país”, analisou Luiz Azevedo, ex-deputado estadual de SP pelo PT.
Livro ‘A Nova Ordem Luiz Gushiken’
O encontro serviu, também, como lançamento do livro ‘A Nova Ordem Luiz Gushiken’, produzido em homenagem aos 10 anos de sua morte. A obra reúne depoimentos de 67 autores sobre sua trajetória e atuação política, além de um texto do próprio homenageado publicado em 1994 com o mesmo título do livro.
“Aprendi que a morte é um momento de celebrar a vida e, nessa perspectiva, realizamos esse trabalho. Desde 2014, temos atuado para manter vivo o nome desse extraordinário companheiro”, disse Fernanda Otero, organizadora da obra, que trabalhou com Gushiken.
Entre os autores estão personalidades do PT, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a ex-presidente Dilma Rousseff; o ex-deputado José Genoino; o atual presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; além do deputado estadual Eduardo Suplicy e da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).
Fonte: João Pedro, sob supervisaõ de Cléber Gonçalves – site da Alesp
Fotos: Rodrigo Costa – site da Alesp