O deputado estadual do Amazonas, Sinésio Campos (PT), teve nesta quarta-feira (26) Projeto de Resolução Legislativa 25/2023 aprovado concedendo a medalha Ruy Araújo ao Ministro Chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). Essa é a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo estadual.
O petista justificou sua propositura por conta dos relevantes serviços prestados ao estado do Amazonas.
“Quando foi Ministro da Saúde, Padilha criou o programa Mais Médicos, fundamental para o atendimento da população amazonense, especialmente nos municípios do interior. Mais recentemente, quando ocorreram os deslizamentos de terra em Manaus no mês de março, foi o Ministro Padilha quem intermediou o auxílio prestado pelo Governo Federal. “É alguém que se preocupa com o Amazonas, e merece ser homenageado”, afirmou o Sinésio Campos (PT).
Alexandre Padilha é médico infectologista pela USP, PHD em Saúde Pública pela UNICAMP, professor universitário, deputado federal (PT) reeleito pelo estado de São Paulo. Foi ministro nos governos Lula (2009-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), tendo chefiado as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. Também assumiu as mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015-2016) na Prefeitura de São Paulo. Atualmente é Ministro de Estado Chefe de Relações Institucionais da República.
Como Ministro de Estado Chefe de Relações Institucionais da República, Padilha recebeu líderes do estado do Amazonas tendo em vista o cenário ocorrido da atual crise na área da saúde dos indígenas em situação de vulnerabilidade em decorrência dos impactos causados do garimpo ilegal enfrentados na região amazônica, visando diálogos e soluções imediatas em defesa dos amazonenses, bem como pautas diversas em prol do Estado do Amazonas.